Maduro chega a Brasília para encontro com Lula; última visita ocorreu em 2015
Presidente da Venezuela estava proibido de visitar o Brasil desde 2019; venezuelano será recebido pelo presidente brasileiro para marcar retomada da relação diplomática
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, tem um encontro bilateral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcado para esta segunda-feira (29). O venezuelano pousou em Brasília na noite de domingo (28) após um hiato de oito anos sem visitar o Brasil. Desde 2019, uma portaria assinada por Jair Bolsonaro, proibia que autoridades do país vizinho atravessassem a fronteira.
Maduro vem ao Brasil ainda para participar, na terça-feira (30), de uma cúpula com presidentes da América Sul. O encontro convocado por Lula deve reunir 11 presidentes sul-americanos e um enviado pelo governo do Peru. A reunião deve servir para o presidente brasileiro evidenciar a retomada da liderança do país na região. Também é esperado que o petista proponha um fórum permanente entre as nações da América do Sul.
O presidente venezuelano foi recebido no aeroporto da capital federal pela embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty. É ela também a responsável pelo organização da cúpula de terça-feira (30). A primeira-dama Cilia Flores também desembarcou em Brasília.