Paragominas – SINPEMP repudia edital para escolha de conselhos do IPMP
O SINPEMP (Sindicato dos Profissionais do Magistério de Paragominas) repudiou o edital lançado pelo IPMP (Instituto de Previdência Municipal de Paragominas) para a eleição dos conselhos Fiscal e Administrativos.
O edital datado de 04 de outubro de 2023, foi publicado no dia 05 de outubro e no mesmo dia postado integralmente no site Notícias Diárias, no dia 05 de outubro de 2023.
A nota de repúdio do SINPEMP diz:
O Sindicato dos Professores está preocupado com a transparência e a legalidade dos processos democráticos, manifestamos nosso veemente repúdio ao edital de eleição dos conselhos administrativo e fiscal do IPMP, publicado em 04 de outubro.
É com grande consternação que observamos a atuação da atual presidente da autarquia, que parece ter agido de forma prejudicial ao interesse público ao omitir informações cruciais na publicação do edital. Tal omissão, que supostamente beneficiaria a prefeitura, levanta sérias questões sobre a integridade do processo eleitoral.
Além disso, a imposição da exigência de certificação para os candidatos, sem respaldo na legislação vigente, é inaceitável e coloca em risco a participação democrática de potenciais candidatos que podem contribuir de forma valiosa para o IPMP, uma vez que a legislação diz que a certificação deve ser apresentada até um ano após a pose dos candidatos.
É igualmente preocupante o fato de que todo o processo de criação do edital parece ter sido conduzido sem a devida consulta às entidades representativas e aos membros do conselho administrativo e fiscal do IPMP, minando a transparência e a inclusão de todos os envolvidos.
Exigimos, portanto, uma revisão imediata e transparente do edital de eleição, assegurando que ele esteja em conformidade com a legislação vigente e que respeite os princípios democráticos e a participação de todos os interessados. Acreditamos na importância de garantir um processo eleitoral justo e transparente para o benefício de toda a comunidade envolvida com o IPMP.
Por Célia Santos para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias