Paragominas – Projeto Gastronomia do Amanhã abre vagas para curso gratuito de culinária e cozinha
Iniciativa do Gastronomia do Amanhã capacita pessoas em vulnerabilidade social para aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida
O Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA) está promovendo o Gastronomia do Amanhã, uma oportunidade para capacitar pessoas em vulnerabilidade social e ajudá-las a melhorar sua qualidade de vida. O projeto já capacitou cerca de quatro mil pessoas no Pará e agora está abrindo doze turmas em vários municípios paraenses até abril. Cada turma terá 30 vagas, totalizando 360 alunos até o final do curso. A iniciativa é patrocinada pela Equatorial Pará, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.
Baseado nos princípios da cultura alimentar amazônica, o projeto oferecerá oficinas teórico-práticas durante uma semana nos doze municípios paraenses selecionados. No último dia, os alunos apresentarão seus pratos em uma feira gastronômica aberta ao público, que também terá venda de comidas, programações culturais, música e dança regionais. Isso irá potencializar a economia criativa e a cultura alimentar da região, bem como seu patrimônio imaterial.
Além de Paragominas, Altamira, Ananindeua, Breves, Canaã dos Carajás, Itaituba, Marabá, Marituba, Parauapebas, Salinópolis, Santarém e Uruará, são os municípios que receberão o projeto. A primeira turma começou na segunda-feira, dia 22 de janeiro, em Ananindeua.
As inscrições podem ser feitas online ou no local do curso, divulgados previamente nas redes sociais do projeto (@gastronomiadoamanha).
Para Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, patrocinadora do Gastronomia do Amanhã, a iniciativa contribui para a geração de emprego e renda aos alunos em vulnerabilidade social. “A Equatorial já patrocina o projeto há alguns anos e podemos acompanhar de perto o impacto que esse trabalho gera nas comunidades por onde passa. É um curso que proporciona autonomia, geração de renda e empoderamento aos participantes. Por isso, buscamos levar a inciativa para diversas regiões do estado. Acreditamos neste trabalho e temos certeza que muitas vidas serão transformadas”, destaca Michelle Miranda.
A chef Verena Aquino, coordenadora técnica do projeto, fala sobre a experiência de ajudar as pessoas nesse processo de aprendizagem para enxergarem na gastronomia uma fonte de renda. “Organizamos tudo para que os alunos se sintam seguros e motivados a continuarem a cozinhar após o término do curso. A linguagem e as aulas são adequadas dentro do que os participantes encontram no dia a dia. Ao término das aulas, já tivemos casos de alunos que montaram seus próprios restaurantes e hoje possuem renda própria”, concluiu.
Por Célia Santos, com informações da Ascom Equatorial Pará, para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias