Paragominas, 59 anos de emancipação política

Paragominas foi emancipada politicamente em 23 de janeiro de 1965, através da Lei Lei nº 3.235, publicada em 04 de janeiro daquele ano.
Forte na pecuária e na extração de madeira, a cidade que já foi chamada de Capital do Boi Gordo, atravessou dias difíceis quando foi listada como um dos municípios que mais desmatavam a Amazônia.
Tendo superado aqueles terríveis dias, Paragominas se reinventou e passou ser uma grande referência (inclusive mundial) com a implantação sistema de monitoramento, fazendo diagnóstico e promovendo a regularização ambiental de forma pioneira, o que veio a ser chamado de Município Verde.
Atualmente, a economia de Paragominas tem base na agricultura (principalmente a produção de grãos), pecuária, e a mineração.






Para comemorar o anoversário da cidade, a Secretaria Municipal e Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, preparou uma vasta programação que inclui inaugurações e shows com artistas de proeção nacional:
Na noite do dia 18 de janeiro, teve início a programação comemorativa com a entrega da medalha do Mérito Célio Miranda, no Teatro Reinaldo Castanheira.
No dia 19 foram iniciadas as apresentações artísticas, no Parque de Exposições Amílcar Tocantins, com o show gospel com Geração 7 On e a dupla Jefferson e Suelen.
A comunidade católica festejou no sábado, dia 20, com a apresentação da banda Kerigma e o cantor Diego Fernandes.
No domingo, dia 21, as atrações forma João Vitor, Frank Reis, Alanzinho e Caminhão Veneno.
Ainda no domingo, as comemorações também aconteceram na comunidade rural Caip, com a inauguração do Lago Caip e entrega do Posto de Saúde reformado.
Na segunda-feira, dia 22, a programação teve início com a inauguração da Avenida Joel Pereira dos Santos, que tem início na Avenida Tamandaré (PA 125) e se estende até a Avenida Barão de Araruna. Na confluência com a Rua Bernardo Sayão, na área central de Paragominas, foi inaugurado também o semáforo de três tempos, com as devidas faixas de pedestres. À tarde foi inaugurado o prédio administrativo e terminal de passageiros do Aeroporto Municipal Nagib Demachki.
À noite, os shows foram por conta de Lívia, Nadson Ferinha e o Baile do Carismático.
Terça-feira, 23, dia do aniversário de Paragominas, a programação tem início logo cedo com a inauguração do Posto de Saúde Pastor Patrício da Silveira, no Jardim Bela Vista e do Consultório Móvel Popular.
Às 18h30min. Haverá missa em ação de graças na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.
A atração mais esperada da programação, a cantora Manu Batidão, se apresenta na noite do dia 23, logo após a dupla Robson e Rafael.
Por Célia Santos para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias