NotíciasParáParagominas

Paragominas, 59 anos de emancipação política

Paragominas foi emancipada politicamente em 23 de janeiro de 1965, através da Lei Lei nº 3.235, publicada em 04 de janeiro daquele ano.

Paragominas foi emancipada politicamente em 23 de janeiro de 1965, através da Lei Lei nº 3.235, publicada em 04 de janeiro daquele ano.

Forte na pecuária e na extração de madeira, a cidade que já foi chamada de Capital do Boi Gordo, atravessou dias difíceis quando foi listada como um dos municípios que mais desmatavam a Amazônia.

Tendo superado aqueles terríveis dias, Paragominas se reinventou e passou ser uma grande referência (inclusive mundial) com a implantação sistema de monitoramento, fazendo diagnóstico e promovendo a regularização ambiental de forma pioneira, o que veio a ser chamado de Município Verde.

Atualmente, a economia de Paragominas tem base na agricultura (principalmente a produção de grãos), pecuária, e a mineração.

Para comemorar o anoversário da cidade, a Secretaria Municipal e Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, preparou uma vasta programação que inclui inaugurações e shows com artistas de proeção nacional:

Na noite do dia 18 de janeiro, teve início a programação comemorativa com a entrega da medalha do Mérito Célio Miranda, no Teatro Reinaldo Castanheira.

No dia 19 foram iniciadas as apresentações artísticas, no Parque de Exposições Amílcar Tocantins, com o show gospel com Geração 7 On e a dupla Jefferson e Suelen.

A comunidade católica festejou no sábado, dia 20, com a apresentação da banda Kerigma e o cantor Diego Fernandes.

No domingo, dia 21, as atrações forma João Vitor, Frank Reis, Alanzinho e Caminhão Veneno.

Ainda no domingo, as comemorações também aconteceram na comunidade rural Caip, com a inauguração do Lago Caip e entrega do Posto de Saúde reformado.

Na segunda-feira, dia 22, a programação teve início com a inauguração da Avenida Joel Pereira dos Santos, que tem início na Avenida Tamandaré (PA 125) e se estende até a Avenida Barão de Araruna. Na confluência com a Rua Bernardo Sayão, na área central de Paragominas, foi inaugurado também o semáforo de três tempos, com as devidas faixas de pedestres. À tarde foi inaugurado o prédio administrativo e terminal de passageiros do Aeroporto Municipal Nagib Demachki.

À noite, os shows foram por conta de Lívia, Nadson Ferinha e o Baile do Carismático.

Terça-feira, 23, dia do aniversário de Paragominas, a programação tem início logo cedo com a inauguração do Posto de Saúde Pastor Patrício da Silveira, no Jardim Bela Vista e do Consultório Móvel Popular.

Às 18h30min. Haverá missa em ação de graças na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus.

A atração mais esperada da programação, a cantora Manu Batidão, se apresenta na noite do dia 23, logo após a dupla Robson e Rafael.

Por Célia Santos para Notícias Diárias

Acesse as nossas redes sociais

Instagram: @sitenoticiasdiarias

Facebook: noticiasdiariascs

YouTube: @NoticiasDiariasCS

Pinterest: @noticiasdiariascs

X (Ex-Twitter): @notdiarias

Deixe um comentário