NotíciasParáParagominasSou Agro

Mais de 90 agricultores familiares do Pará recebem formação em restauração florestal

Um grupo dos formandos de Paragominas foi contemplado com insumos agrícolas e irá implantar Sistemas Agroflorestais (SAFs) em seus lotes 

Noventa e quatro agricultores familiares de Paragominas se formaram em um curso sobre restauração florestal no último final de semana. Eles são trabalhadores rurais que vivem em assentamentos do município de Paragominas, sudeste do Pará. 

Noventa e quatro agricultores familiares de Paragominas se formaram em um curso sobre restauração florestal no último final de semana. Eles são trabalhadores rurais que vivem em assentamentos do município de Paragominas, sudeste do Pará. 

A capacitação se chama “Formar Restauração Florestal” e contemplou crianças, jovens, adultos e idosos. A iniciativa é do Imazon, em parceira com o  Fundo Amazônia, IEB, WRI,  Fórum das Comunidades Rurais de Paragominas e a Prefeitura Municipal de Paragominas. Ela compõe o projeto “Floresta Para Sempre”, que já certificou um grupo de 34 agricultores familiares em Ulianópolis, no ano passado.

Com isso, o projeto já contemplou 128 pessoas capacitadas para realizar a restauração florestal dos seus lotes, fazer a adequação ambiental das áreas e colaborar para que o Brasil cumpra a meta de restaurar 12 milhões de hectares até 2030, como firmado no Acordo de Paris.

Curso levou alunos para conhecer propriedades modelos em sustentabilidade

O curso foi composto por três módulos, que incluíram atividades teóricas e práticas, passando pelas temáticas de desenvolvimento sustentável, produção e manejo sustentável, restauração florestal, estratégias de organização sociais e de mercado. A formação também tem como objetivo auxiliar na adequação ambiental dos produtores rurais por meio da sustentabilidade.

As cerimônias de formatura dos alunos ocorreram nos dias 26 e 27 de janeiro, uma realizada na vila Sorriso e outra na vila Caip, no município de Paragominas. 

Além da certificação, 75 produtores rurais  do curso receberam um kit com 250 mudas de espécies nativas da Amazônia, insumos agrícolas e ferramentas para implantar os SAFs em seus lotes. 

Além das atividades do curso, o projeto do Imazon já contemplou 136 famílias, ajudou a plantar mais de 40 mil mudas e restaurar 136 hectares com a implantação de SAFs nos municípios de Ulianópolis, Capitão Poço e Paragominas. 

(Imazon)

Acesse as nossas redes sociais

Instagram: @sitenoticiasdiarias

Facebook: noticiasdiariascs

YouTube: @NoticiasDiariasCS

Pinterest: @noticiasdiariascs

X  (ex Twitter): @notdiarias

Deixe um comentário