NotíciasParáParagominas

Enchente: Paragominas volta a ser tomada pelas águas

O grande volume de chuva que caiu sobre Paragominas na noite e madrugada do dia 29 de fevereiro, e na manhã de 1º de março, trouxe de volta o fantasma das enchentes.

O grande volume de chuva que caiu sobre Paragominas na noite e madrugada do dia 29 de fevereiro, e na manhã de 1º de março, trouxe de volta o fantasma das enchentes. Durante os três últimos anos não havia chovido em Paragominas a ponto de causar tamanhos estragos como ocorrido agora.

A começar pela zona rural, os rios se avolumaram, ocuparam e romperam estradas, isolando centenas de famílias e causando prejuízos a produtores impedidos de escoar sua produção, ou ainda que tiveram seus cultivos destruídos pelas águas.

Na área urbana do município, o Rio Uraim e o Rio Paragominas transbordaram e a enchente fez com que moradores fossem obrigados a deixar suas residências, inundadas pelas águas. Em muitos bairros, as ruas foram completamente tomandas, dificultando a locomoção de quem precisava se deslocar.

A Prefeitura de Paragominas divulgou as seguintes ações emergênciais:

  • Apoio do SAMU nos números: 192 ou 91 98603-7083 (corporativo)
  • Apoio de ambulância (contato: 9199256-5338 – Henrique)
  • Caminhonete (contato: 91 99256-5338 – Henrique)
  • UBS Morada do Sol; UBS Jaderlândia; UBS Bela Vista.
  • PLANTÃO SÁBADO E DOMINGO das 7h às 19h.
  • UPA com reforço de profissionais para atendimentos de urgência e emergência, se necessário internação será encaminhado para os hospitais de retaguarda.
  • Hospital Municipal e Hospital Regional com leitos disponíveis para a retaguarda da UPA.
  • No CRAS Camboată será garantido o acompanhamento e assistência às pessoas abrigadas com visitas médicas pela manhã, vacina, medicamentos básicos, verificação de sinais vitais e glicemia capilar)

Paragominas sofreu a maior enchente de sua história no ano de 2018, quando todos os bairros da cidade foram afetados pelos danos causados pelas fortes chuvas, rompimento de barragens e transbordamento dos rios.

Por Célia Santos para Notícias Diárias

Acesse as nossas redes sociais

Instagram: @sitenoticiasdiarias

Facebook: noticiasdiariascs

YouTube: @NoticiasDiariasCS

Pinterest: @noticiasdiariascs

X (Ex-Twitter): @notdiarias

Deixe um comentário