Enchentes no RS deixam ao menos 145 mortos; mais de 538 mil estão fora de casa
No total, as enchentes afetaram 2,1 milhões de pessoas. Estão desalojadas 538.743, há 806 feridos e 81.200 pessoas em abrigos. Outros 125 seguem desaparecidos
Desde o fim de abril, pelo menos 76,3 mil pessoas foram resgatadas e um efetivo mobilizado para auxiliar as vítimas é de 27.589, além de 4.398 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.
A Defesa Civil também divulgou o balanço de animais resgatados. Segundo o órgão, desde o início das chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, cerca de 10.555 foram resgatados.
Alerta de onda de frio no Rio Grande do Sul
O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) alertou que uma frente fria muito intensa chegará ao Rio Grande do Sul na próxima segunda-feira (13) e as temperaturas podem chegar a 0°C na quarta-feira (15).
De acordo com a nota emitida pelo órgão, em conjunto com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na próxima segunda-feira (13) uma massa de ar frio e seco vai se instalar na região e as temperaturas não deverão passar de 13°C nas regiões serranas e da campanha gaúcha. Na região metropolitana de Porto Alegre, os termômetros devem oscilar entre 16°C e 18°C.
No entanto, as temperaturas podem cair até 10 graus na terça-feira (14) e ainda há riscos de ocorrência de geadas, principalmente na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O InMet alerta que, a partir de quarta-feira (15), as temperaturas no estado podem ficar entre 0°C e 1°C.
Alertas
Com o objetivo de aumentar o nível de prevenção, recomenda-se que as pessoas se cadastrem para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o Código de Endereçamento Postal (CEP) da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.
De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo gaúcho, também é possível efetuar o cadastramento via ‘Whatsapp’, registrando-se pelo telefone (61) 2034-4611 ou no ‘link’. “Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual”, informou a Secom.
(Band)
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (ex Twitter): @notdiarias