Dia Mundial do Meio Ambiente – A importancia da logistica reversa
Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, é válido lembrar que a gestão sustentável dos resíduos é uma questão vital para a preservação ambiental, e que a logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas desempenha um papel muito importante nesse contexto.
No Brasil, o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, leva o nome de Sistema Campo Limpo, e tem no inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) sua base de inteligência.
O (inpEV) protagoniza essa iniciativa, garantindo que embalagens de defensivos agrícolas sejam coletadas, tratadas, transformadas novamente em matéria prima, e reutilizadas na produção de novas embalagens e de outros itens, evitando o uso de matéria-prima virgem na fabricação de novos produtos. Tudo isso de forma ambientalmente correta e sustentável, evitando a contaminação de solos e corpos d’água, além de preservar a biodiversidade e proteger a saúde pública.
Desde que foi criado, no ano de 2001, o inpEV recolheu mais de 789 mil toneladas de embalagens de defensivos agrícolas, processando 100% do material. Sendo 97% reciclado, e 3% incinerado. Tudo isso garante que esses materiais sejam retirados do meio ambiente e reciclados de forma adequada. Esse padrão de logística reversa alcança mais de 90% das embalagens comercializadas em todo Brasil, e faz do país referência mundial na eficiência da gestão dos resíduos agrícolas.
Presente em Paragominas, Altamira, Mojuí dos Campos e Redenção, o inpEv já recolheu 503 toneladas de embalagens vazias de defensivos no Estado do Pará.
Ainda que haja desafios como a necessidade de infraestrutura adequada em áreas remotas, e a necessidade contínua de conscientização de agricultores, o instituto continua a expandir suas operações e a inovar em suas práticas. Investimentos em campanhas educativas, melhorias na logística de coleta e desenvolvimento de tecnologias de reciclagem mais eficientes são ferramentas que vem sendo utilizadas para fortalecer o sistema. A cooperação entre todos os envolvidos — fabricantes, distribuidores, agricultores e governo — tem se mostrado fundamental para assegurar a manutenção do sucesso dessa iniciativa, tão relevante para a sustentabilidade da agricultura e para a proteção do meio ambiente.
Por Célia Santos para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias