Por falta de quorum, pedido de CPI contra prefeito de Paragominas deixa de ser votado
Na manhã de terça-feira, 02 de julho, a Câmara Municipal de Paragominas se reuniu em sessão ordinária para decidir sobre a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o prefeito. A reunião ocorreu após os sindicatos SINPEMP e SINSEP protocolarem, em 25 de junho, um pedido de impeachment, alegando improbidade administrativa por causa do aporte financeiro não repassado ao IPMP (Instituto de Previdência do Município de Paragominas), resultando em uma dívida próxima de R$ 35 milhões, referente a 2023 e parte de 2024.
Presença dos vereadores e falta de quorum
Estiveram presentes os vereadores Eder Ribeiro (presidente da Câmara), Thellys Valcácio, Sandro Marques, Tatiane Helena, Neldson Elias e Hésio Moreira, que se retirou da sessão. Entretanto, não foi alcançado o quorum necessário para a votação da abertura da CPI, pois era exigida a presença mínima de sete vereadores. Apesar de alguns estarem no prédio, não assumiram seus lugares no parlamento.
O vereador Sandro Marques expressou indignação com seus colegas pois, segundo ele, esvaziaram o plenário para “não assumir responsabilidade“. O presidente da Câmara, vereador Éder Ribeiro, encerrou a sessão declarando: “Eu quero registrar que hoje saio com o sentimento do dever cumprido. Cumpri a legislação vigente no papel de presidente, de vereador e de cidadão.“
Repercussão e reação
O presidente do SINPEMP, professor Ednaldo Colares, manifestou seu descontentamento: “É com imenso pesar que informo que hoje nossa cidade foi palco da maior vergonha política que uma cidade pode vivenciar. Hoje, na Câmara Municipal, nossos vereadores deveriam ter votado pela abertura do processo de cassação do prefeito Dr. Lúcidio. No entanto, os vereadores pelegos, apesar de comparecerem, se abstiveram de votar e se esconderam na sala de reunião e do povo, que já não acredita mais nessa política suja e covarde!“
Vereadores do PL solicitam reunião com prefeito e IPMP
Após a sessão e a repercussão negativa, os vereadores do PL (Partido Liberal) – Davi Sodré, Hesio Moreira e Herbert Lima – emitiram um documento direcionado à presidência da Câmara. No documento, solicitam uma reunião com o Prefeito Lúcido Paes e a presidência do IPMP para “discutir e sanar os assuntos pendentes, bem como, tratar com transparência do pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).”
Por Célia Santos para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias