Operação Locus II, do MPPA, combate corrupção em Canaã dos Carajás
A Operação Locus II – fase Terra COMprometida, cumpriu 27 mandados de busca e apreensão
O Ministério Público do Pará, através do GAECO, junto com a PRF (Polícia rodoviária Federal) e o GSI (Grupo de Atuação Especial de Inteligência e Segurança Institucional), realizou a Operação Locus II – Fase Terra COMprometida em Canaã dos Carajás.
Foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão na operação envolveu 20 promotores de justiça e 90 agentes, divididos em 26 equipes e 37 viaturas.
Durante a operação que busca desmantelar uma organização criminosa envolvendo empresários e agentes públicos, acusados de fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro, nos dias 6 e 7 de agosto.
Os investigados criavam empresas fictícias para simular concorrência e dividir os contratos previamente. Os crimes envolvem áreas como locação de veículos, serviços de saúde, manutenção de escolas e construção civil, resultando em desvios de centenas de milhões de reais.
Foram apreendidos mais de R$ 565 mil e € 17 mil em espécie, além de cheques e armas de fogo. Diversos agentes públicos, incluindo secretários municipais e legisladores, eram diretamente responsáveis pelos contratos fraudulentos. Esses contratos eram direcionados a empresas previamente escolhidas, servindo como fachada para o desvio de recursos públicos.
Além das buscas e apreensões, foram aplicadas medidas cautelares como a suspensão de pagamentos de contratos, suspensão de funções públicas e a proibição de frequentar órgãos públicos.
Por Célia Santos para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias