Em Paragominas, Polícia Federal cumpre mandados em investigação de violência política de gênero contra candidata trans
A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Paragominas, nesta quinta-feira (3/10), para apurar um crime eleitoral de violência política de gênero contra uma candidata transgênero ao cargo de vereadora.
A investigação da Polícia Federal (PF) busca esclarecer a produção e disseminação de vídeos que misturam imagens de campanha política com conteúdo adulto, com o objetivo de humilhar e constranger a candidata.
Segundo a PF, dois investigados teriam utilizado essas táticas para dificultar a campanha eleitoral da candidata. O ato configura como violência política de gênero, crime previsto na legislação que protege mulheres em espaços políticos.
Durante a operação, celulares e computadores foram apreendidos e estão sendo analisados para aprofundar a investigação. Se confirmadas as acusações, os responsáveis poderão ser condenados a até quatro anos de prisão, conforme prevê a lei.
A legislação que criminaliza a violência política de gênero foi estabelecida há três anos, em agosto de 2021, e visa proteger a participação feminina nos processos eleitorais, combatendo práticas discriminatórias que afetam candidatas em todo o país.
Por Célia Santos para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias