Bispo Dom Pedro Conti, que atuou em Paragominas, se despede do Círio de Nazaré em Macapá
Dom Pedro Conti fará a última condução do Círio em Macapá
O bispo diocesano de Macapá, Dom Pedro Conti, completou 75 anos no dia 10 de outubro, atingindo a idade limite para exercer suas funções episcopais. A data coincide com as celebrações do Círio de Nazaré, que será realizado neste domingo, 13 de outubro. Esta será a última vez que o religioso conduzirá o tradicional evento antes de sua aposentadoria.
A 90ª edição do Círio de Nazaré em Macapá promete ser um momento especial, não apenas pela devoção à padroeira, mas também pela despedida de Dom Pedro Conti. O evento deve reunir milhares de fiéis que, além de celebrarem a fé, poderão agradecer pelos anos de serviço do bispo à frente da diocese.
Dom Pedro esteve à frente do Círio por aproximadamente 20 edições, desde que assumiu o cargo na capital do Amapá, em 2000.
Trajetória de fé e serviço
Natural da cidade de Brécia, na Itália, Dom Pedro foi ordenado padre em 1976. Além de sua formação religiosa, o bispo também se graduou em Engenharia Eletrônica pelo Politécnico de Milão.
No Brasil, iniciou sua missão em 1983, na Diocese de Bragança, no Pará, e foi pároco em Paragominas até 1995. Após esse período, foi nomeado bispo de Conceição do Araguaia e, 10 anos depois, foi realocado para a Diocese de Macapá, onde consolidou sua liderança religiosa.
Dom Pedro Conti ainda não definiu seus planos após a aposentadoria, mas afirma que continuará sua missão de fé e promoção de melhorias no convívio social.
Por Célia Santos para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias