Ministério Público debate logística reversa de embalagens de agrotóxicos
Evento em Castanhal envolveu diversas instituiçõesm inclusive o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InPev)
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) promoveu uma audiência pública em Castanhal para discutir a logística reversa de embalagens de agrotóxicos na região nordeste do Pará, com foco na proteção ambiental e saúde pública.
Presidido pela Promotora de Justiça Agrária da 1ª Região, Ione Nakamura, o evento contou com a participação da Promotora de Paragominas, Lorena Cruz, além de Cristina Colares, Promotora de Meio Ambiente de Castanhal. Representantes de órgãos públicos, associações e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InPev) também participaram.
Durante a audiência, foram abordadas práticas de manejo seguro e correto descarte das embalagens de agrotóxicos, ressaltando a necessidade de ampliação de pontos de coleta e ações itinerantes na região. O InPev, entidade responsável pelo processamento das embalagens vazias, destacou a importância do suporte aos produtores para facilitar o retorno das embalagens, garantindo a proteção do solo e dos recursos hídricos.
Entre os pontos discutidos, na audiência acontecida no dia 22 de outubro, está a demanda por licenciamento específico para áreas de coleta, a cargo da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS).
Ao final, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para propor melhorias na política de logística reversa. Uma nova reunião técnica entre o InPev e centrais de coleta será organizada, visando superar os desafios encontrados na cadeia de logística reversa no estado.
Por Célia Santos para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias