NotíciasParáParagominas

UPA de Paragominas enfrenta crise: médicos reduzem atendimentos por atraso de pagamentos e população denuncia abandono

Unidade é alvo de críticas da população e profissionais ameaçam redução de atendimentos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paragominas está no centro de uma crise, com relatos de abandono e condições insalubres para pacientes e profissionais. Além disso, os médicos plantonistas emitiram uma nota pública denunciando o atraso no pagamento dos plantões de novembro de 2024.

Os profissionais medicos destacaram que, apesar de cumprirem suas jornadas em finais de semana, feriados e noites, os pagamentos não foram realizados dentro do prazo prometido. Na nota, exigem a quitação imediata dos débitos e alertam para a possibilidade de redução nos atendimentos a partir do dia 18 de dezembro, às 11h. Nessa data, pacientes com casos não graves serão encaminhados a postos de saúde, enquanto apenas os casos graves continuarão sendo atendidos na UPA.

Por meio deste, os médicos plantonistas em atividade na UPA 24h do município de Paragominas vêm reiterar a indignação referente ao descompromisso com os pagamentos dos plantões dos mesmos neste serviço de saúde.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde não vem honrando seus compromissos financeiros junto à classe médica trabalhadora da UPA 24h de Paragominas, estando devendo todos os plantões referente à novembro de 2024.

Viemos exigir o pagamento referente às nossas horas trabalhadas, às inúmeras noites de sono perdidas, aos inúmeros fins de semana, feriados, aniversários, que todos deixamos de estar com nossos familiares. Exigimos nada além do mínimo. O mínimo de respeito conosco.

Então, todos os médicos em atividade na UPA 24h de Paragominas, em comum acordo, exigem o pagamento dos plantões referentes à Novembro de 2024 , visto que o último prazo dado pela secretaria, o mesmo não sendo cumprido.

Não havendo acato da solicitação de pagamento pela Secretaria Municipal de Saúde, está previamente avisado que a partir do dia 18/12/2024, às 11:00 da manhã, haverá redução dos atendimentos realizados na UPA 24h, com todos os pacientes não graves sendo encaminhados para atendimento nos postos de saúde, mantendo a garantia de atendimento na Unidade Pronto Atendimento aos pacientes graves e potencialmente graves. Sendo normalizada a situação após a regularização do débito.

Também informamos que não aceitaremos qualquer tipo de retaliação aos nossos colegas médicos, visto que a movimentação está sendo um ato coletivo de todos os médicos plantonistas da UPA

Passado o horário estipulado pelos médicos, o atendimento foi reduzido, passando a UPA a receber somente pacientes em estado grave, e os demais sendo direcionados aos postos de saúde. De acordo com os médicos, será retomada a normalidade apenas após o pagamento do mês de novembro.

Enquanto isso, pacientes que procuram a unidade tem se queixado do que chamam de ‘abandono’ do poder público municipal quanto à manutenção das instalações da UPA. Veja as fotos enviadas à redação de Notícias Diárias.

Por Célia Santos para Notícias Diárias

Acesse as nossas redes sociais

Instagram: @sitenoticiasdiarias

Facebook: noticiasdiariascs

YouTube: @NoticiasDiariasCS

Pinterest: @noticiasdiariascs

X (Ex-Twitter): @notdiarias

Deixe um comentário