Polícia Federal e Ibama desativam garimpos ilegais pela terceira vez em Curionópolis
Operação Novo Eldorado cumpre mandados, bloqueia R$ 2 milhões e inutiliza equipamentos usados na extração ilegal de ouro no sudeste do Pará

Nesta quinta-feira, 10 de abril de 2025, a Polícia Federal, em parceria com o Ibama, deflagrou a terceira fase da Operação Novo Eldorado no município de Curionópolis, sudeste do Pará. A ação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de R$ 2 milhões nas contas dos investigados.
Durante a operação, quatro pás carregadeiras foram encontradas e inutilizadas devido à impossibilidade de remoção da área. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de 51 munições de diversos calibres.
O garimpo alvo da operação já havia sido desativado em abril e julho de 2024, mas foi reativado ilegalmente. Além do ponto reincidente, outros dois garimpos próximos foram desativados.
De acordo com a Polícia Federal, a extração ilegal de ouro na região tem causado sérios danos ambientais, incluindo a contaminação dos afluentes dos rios locais e do solo.
Por Célia Santos para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias