UFRA reabre inscrições para processo seletivo exclusivo a pessoas trans com vagas em Paragominas
As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 05 de maio; campus de Paragominas está entre os que ofertam vagas no PSE Transgênero UFRA 2025.

A UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia) reabriu as inscrições do Processo Seletivo Especial (PSE) destinado a pessoas transgêneros, transexuais e travestis. A iniciativa visa ampliar as ações afirmativas da instituição e oferta 46 vagas em 42 cursos de graduação, distribuídas entre os campi de Belém, Capanema, Capitão Poço, Paragominas, Parauapebas e Tomé-Açu. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 5 de maio.
Para participar, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2020 e 2024, com nota final igual ou superior a 450 pontos e sem ter zerado a redação. Quem participou de mais de uma edição do Enem poderá escolher a melhor nota. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão e Atividades Acadêmicas (SIGAA), com envio de documentação exigida no edital.
Entre os documentos obrigatórios estão a autodeclaração de pessoa transgênero (Anexo II do edital) e documento de identificação com nome social ou protocolo de retificação de nome e gênero. A entrega da documentação original, para quem utilizar o protocolo, deverá ser feita até seis meses após o ingresso na universidade.
Os aprovados iniciarão as aulas no dia 19 de maio, junto com os calouros do Prosel UFRA e do Sisu. A exceção são os cursos de Enfermagem, em Parauapebas, e Letras Língua Portuguesa, em Tomé-Açu, que começam no segundo semestre. O campus de Paragominas está entre as opções disponíveis nesta seleção exclusiva.
Por Célia Santos para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias