ParagominasPolícia

Militares e voluntários operam o NIOP de Paragominas que completa 10 anos

(Imagem: Adriane Pires)

Fundado no ano de 2010, o Núcleo de Integrado de Operações (NIOP) de Paragominas completa 10 anos de funcionamento.

Muitas coisas mudaram desde a instalação. Uma dessas mudanças foi o fim de um convênio com a Associação Paragominense de Pessoas com Deficiência (APPD) para monitoramento das câmeras. À partir de então, o sistema passou a ser controlado por militares e voluntários civis.

A Assessoria  de Comunicação do CIOP divulgou texto em alusão à data. Confira:

Niop Paragominas completa 10 anos de serviço no Pará

O Centro Integrado de Operações (Ciop 190) comemora os 10 anos de funcionamento do Núcleo Integrado de Operações (Niop) de Paragominas, sudeste do Pará, acompanhando a renovação de seu sistema e infraestrutura. O Núcleo, situado no quartel do 19º Batalhão de Polícia Militar (PM), foi fundado em 19 de agosto de 2008, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) do Pará, e obteve apoio da prefeitura municipal de Paragominas, da Associação Paraense de Portadores de Deficiência (APPD), do Sindicato dos Comerciantes de Paragominas e da Companhia Vale do Rio Doce, que ajudaram a implantar o sistema de videomonitoramento de câmeras online, com o objetivo de aprimorar o serviço de segurança pública nesse município.
O Ciop, além de atender a chamadas de urgência e emergência, via 190, e a despachar guarnições de modo integrado na Região Metropolitana de Belém (RMB), também cuida do interior do Pará através dos Niops, com a missão de mediar a comunicação entre o cidadão e os órgãos de segurança pública do Estado. O Niop Paragominas, que completa uma década de funcionamento em 2018, já atendeu a 11.285 ligações via central de chamadas 190, de janeiro a julho desse ano, e já gerou 1.786 ocorrências, nesse mesmo período.
Para marcar esses 10 anos de serviços prestados à sociedade de Paragominas, o Núcleo está sendo renovado. Já foram trocados alguns computadores, mobílias, e serão instalados novos televisores e mais 30 câmeras, no próximo semestre, e ainda há previsão para mais 20 equipamentos de videomonitoramento para o primeiro semestre de 2019, com o objetivo de substituir as atuais câmeras e iniciar o funcionamento no Sistema Digifort.

Videomonitoramento – As câmeras de videomonitoramento, que visam observar atitudes suspeitas, são distribuídas pela área comercial e em bairros estratégicos mais afastados da cidade.
O Núcleo também será ampliado, mas, atualmente, a sala de videomonitoramento tem capacidade para sete operadores de câmeras, sendo que cada operador visualiza dois monitores com sete a oito câmeras divididas em telas, trabalhando em áreas pré-definidas. Os videomonitoradores são militares, além de alguns jovens, de 18 a 23 anos, que possuem nível médio de escolaridade, contratados através do Programa de Voluntário Civil via Polícia Militar. Todos os colaboradores trabalham em turnos, de modo que o serviço ocorre diariamente por 24 horas.

Assessoria de Comunicação Social |CIOp

Deixe um comentário