Norsk Hydro tem Ebit 3,6% maior no 3º trimestre
Melhora no resultado se deve ao aumento dos volumes vendidos e de uma política redução de custos, segundo a companhia A norueguesa Norsk Hydro reportou um Ebit (lucro antes de juros e impostos) de 1,41 bilhão de coroas norueguesas (US$ 152 milhões) no terceiro trimestre deste ano, um aumento de 3,6% ante o resultado do mesmo trimestre do ano anterior.
A companha afirmou que a melhora no resultado se deve ao aumento dos volumes vendidos e de uma política redução de custos. A companhia citou também que a manutenção no mineroduto de bauxita de Paragominas, no Brasil, foi finalizada e a refinaria de alumina da Alunorte já está aumentando sua produção.
“Estou feliz em ver a Alunorte de volta aos trilhos, aumentando a produção e também decidi retomar a produção plena em nossa fábrica de Husnes na Noruega até o final de novembro, após operar com metade da capacidade desde a crise financeira de 2009. Husnes está entre os mais fábricas de alumínio com eficiência climática no mundo, produzindo um material reconhecido pela União Europeia como um alicerce essencial para a sociedade circular de baixo carbono”, afirmou a presidente Hilde Merete Aasheim.
A empresa viu uma recuperação mais rápida do que a esperada, especialmente na Europa, uma posição de custo favorável e compensação de seguro de 192 milhões de coroas relacionados a um ataque cibernético em 2019.
Além disso, também viu os custos de matéria-prima serem reduzidos, custos fixos melhorados e efeitos cambiais positivos. Tanto a coroa norueguesa como o real brasileiro se desvalorizaram em relação ao dólar e ao euro, contribuindo positivamente para o resultado do terceiro trimestre.
Os elementos positivos foram anulados por um menor resultado de bauxita e alumina, devido à manutenção de Paragominas e redução dos preços realizados de alumina e alumínio.
Em 18 de agosto, a Hydro interrompeu o transporte de bauxita de Paragominas para a Alunorte para substituir um trecho do mineroduto antes do planejado, interrompendo temporariamente a produção e reduzindo a produção na Alunorte para 50% da capacidade total. No dia 8 de outubro, Paragominas retomou a produção. A Alunorte agora está aumentando a produção de acordo com a capacidade nominal.
Segundo comunicado da empresa, o PIB global e a produção industrial se recuperaram durante o trimestre, mas a situação da covid-19 continua a causar incerteza no mercado. A queda global na demanda e as restrições impostas pelos governos afetaram negativamente as operações durante o trimestre.
A dívida líquida da Hydro diminuiu de 13,2 bilhões de coroas norueguesas para 9,9 bilhões de coroas norueguesas no final do trimestre. O caixa líquido gerado pelas atividades operacionais totalizou 4,5 bilhões de coroas norueguesas. O caixa líquido usado em atividades de investimento, excluindo investimentos de curto prazo, chegou a 1,5 bilhão de coroas norueguesas.
A Hydro detinha 17,5 bilhões de coroas norueguesas em caixa e 4,2 bilhões de coroas norueguesas em depósitos de curto prazo, incluídos em investimentos de curto prazo, no final do terceiro trimestre. A linha de crédito rotativo de US$ 1,6 bilhão estava totalmente disponível no final do trimestre.
Yahoo Notícias – Allan Ravagnani – Valor Econômico