NotíciasParagominas

Paragominas – Lagoa próximo a uma escola municipal está contaminada por Fenol

Moradores do bairro Sidilândia denunciaram através de vídeo postado nas redes sociais uma suposta contaminação nas águas que atravessam aquele bairro e deixam parte dela acumulada em uma lagoa em frente a uma escola municipal.

No sábado, o defensor público Diogo Eluan acionou a administração pública municipal e esteve no local acompanhado do Coronel Roberto Coraci que está coordenando a Defesa Civil de Paragominas e com eles estiveram também representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Planejamento, Assistência Social e outras.

Em áudio direcionado aos moradores daqueles bairros, o Coronel Roberto Coraci informou que um laudo detectou a contaminação por Fenol. Ele isolou a lagoa e fez um alerta:

Bom dia, senhoras e senhores moradores do bairro Sidilândia e adjacências quem fala é o Coronel Roberto. Hoje eu estou na função de secretário de trânsito do município e coordenador, e chefe da Defesa Civil também da cidade.

O motivo de eu estar passando esse áudio para os senhores e senhoras é sobre a lagoa do bairro Sidilândia recebemos denúncia da contaminação dessa lagoa no dia de ontem. A Defensoria Pública nos acionou, enquanto prefeitura, na verdade antes dos Lagos da prefeitura para que acompanhássemos ache a fiscalização dessa situação e ontem já saiu o laudo técnico sanitário E a festa que a lagoa está contaminada e agora as providências nossas iniciais será o isolamento serão isolamento da Lagoa Estamos fazendo esse momento e o alerta para que os moradores não utilizem nem para banho nem para pesca nem para qualquer outra atividade uma vez que a substância chamada fenol ela é extremamente prejudicial à saúde humana quando entrar em contato com a pele humana.

Então fica o alerta da prefeitura para que não utilizem a lagoa para qualquer atividade, Ok? Estaremos isolando hoje de forma ainda um pouco preliminar e possivelmente durante a semana estaremos fazendo uma sinalização muito mais contundente muito mais explicativa sobre a situação com a nossa defesa civil.

Muito obrigado pela atenção e por favor nos ajudem a compartilhar essa informação com os membros das comunidades que são atingidas por essa situação obrigado.  Roberto Coraci.

A área citada foi isolada com fita zebrada e sinalizada com placa proibindo a entrada na água.

(Imagem: Murilo Herculano)

*O fenol é corrosivo e irritante das membranas mucosas. Potencialmente fatal se ingerido, inalado ou absorvido pela pele. Causa queimaduras severas e afeta o sistema nervoso central, fígado e rins. Wikipedia

Conheça mais sobre Fenol acessando aqui.

Outras análises estão em curso. Após os resultados a Defensoria Pública, o Ministério Público e a gestão municipal deverão agir conjuntamente para a resolução do problema.

Deixe um comentário