Na sexta-feira (15) os pais participaram de reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Educação e os pais de alunos pela manhã e á tarde para comunicar que que a Escola SESI não atenderiam mais à rede municipal, deixando os pais e responsáveis revoltados.
A prefeitura emitiu nota afirmando que “o ensaio para tal ruptura já durava ao menos cinco anos” (Leia a integra da nota no final da matéria).
O ex Prefeito, Paulo Tocantins, nega que em algum momento do seu governo tenha havido a intenção de romper com a parcerias entre as instituições. Lembrando que a escola tem o melhor IDEB em algumas séries, disse:
Durante meus oito anos de governo eu achava, eu julgava interessante sim manter o termo de cooperação técnica com SESI que era interessante para o município.
Integra da nota da Prefeitura:
Ruptura do Convênio – SESI – Secretaria Municipal de Educação de Paragominas
Informamos aos senhores pais ou responsáveis pelos alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, matriculados na Escola SESI – Paragominas, localizada no bairro Nova Conquista, que em comum acordo entre a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e a gerência da unidade, não haverá prosseguimento do Acordo de Cooperação nº 001/2020. A parceria visava a operacionalização educacional da escola por meio de professores cedidos pela gestão municipal, porém, considerando os desafios da pandemia de covid-19, entende-se a necessidade de uma nova rotina educacional.
O município dispõe de um quantitativo suficiente de vagas àqueles que estão aptos à matrícula no ensino municipal – inclusive com o prazo de matrícula tendo sido estendido, após o primeiro ter se encerrado em 15 de janeiro. Portanto, as matrículas seguirão de 18 (segunda-feira) até 22 (sexta-feira) deste mês, com absorção total dos 290 alunos da Escola SESI em outros espaços educacionais administrados pela SEMEC. Na escola municipal do bairro Jaderlândia (bairro vizinho ao Nova Conquista), na ‘Associação da Paz’, por exemplo, há vagas sobrando. Vale lembrar que os professores do SESI já atuam com excelência em escolas municipais de outros bairros da cidade.
Ademais, é importante salientar que os espaços ‘Escola SESI’ por todo o país têm seguido o mesmo caminho. Em Paragominas, é seguro afirmar que o ensaio para tal ruptura já durava ao menos cinco anos, e que não houve nenhum desacordo para a decisão publicada nesta sexta-feira, 15 de janeiro. Apontamos também que, do sexto ao nono ano, a prática do ensino pela instituição já era privado, com cobrança de mensalidade no valor de R$ 300,00. Para os pais de alunos do primeiro ano quinto ano que têm interesse de seguir na escola, haverá a partir de agora a cobrança de uma taxa de R$ 220,00.
Ratificamos também o fato de que há inúmeras salas do ensino municipal ociosas por causa da pandemia de Coronavírus, o que resultou em uma baixa procura por matrículas neste início de 2021. Nossos espaços são suficientes para atender os alunos da rede municipal e, tão logo o período de vacinação contra a covid-19 se inicie, divulgaremos a data de início das aulas presenciais.
Uma comissão formada por seis pais de alunos deverão participar de uma reunião na manhã de segunda-feira (18) na Secretaria Municipal de Educação.
Nas redes sociais pais pais e responsáveis convocam protesto para as 10:30 da manhã no mesmo local.