NotíciasParáParagominasVida e Saúde

Enfermeiros e técnicos de enfermagem cobram melhorias para categoria em protesto em Paragominas

Manifestantes reivindicaram a aprovação do piso salarial, jornada de 30 horas, valorização dos servidores, além do acréscimo de insalubridade.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem de Paragominas, nordeste do Pará, protestaram nesta quarta-feira (12) cobrando melhorias para a categoria, em frente ao Hospital Público Municipal. O ato começou às 8h30 e reuniu mais de 60 profissionais.

Com faixas e cartazes, os manifestantes reivindicaram a aprovação do piso salarial, jornada de 30 horas, valorização dos servidores, bem como a cobrança do acréscimo da insalubridade no valor de 40% no período da pandemia, que ainda não teria sido repassado para a categoria.

De acordo com os coordenadores da manifestação, várias reuniões já foram realizadas com o poder público municipal, mas até agora não houve nenhuma solução. Apesar da paralisação, os atendimentos no Hospital Público Municipal, nos postos de saúde e na UPA não foram prejudicados.

“Este ato é para que melhorem, não só em termos de finanças, mas que melhore o respeito, a dignidade, a humanidade, o trato com a enfermagem, porque se não for assim, nós vamos continuar lutando, essa é a nossa luta que não vai ter fim enquanto não resolver o problema”, disse o enfermeiro Porfírio Cruz.

A Secretaria de Saúde de Paragominas informou que a manifestação desta quarta foi nacional em decorrência da proposta de lei de regulamentação do piso salarial de 30 horas e descanso e que a proposta da manifestação teve adesão nacional por parte dos Conselhos de Enfermagem, onde se buscou a mobilização do Senado para que este assunto seja votado com êxito.

(G1 Pará)

Deixe um comentário