BrasilParagominas

Paragominas pode ter uma representante no Parlamento Juvenil do Mercosul

Aluna do IFPA, em Paragominas, é uma das classificadas para converter à vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM).

O Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM) é uma iniciativa do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM) que proporciona aos jovens estudantes de nível médio público dos países membros e associados do bloco um espaço de encontro e diálogo que incentive o protagonismo juvenil para geração de propostas sobre temáticas de interesse comum. Assim é descrito o PJM pelo Ministério da Educação.

Para fazer parte desse parlamento os alunos do ensino médio enviam projetos relacionados com a sua realidade para um processo seletivo que ocorre a cada dois anos.

Após a seleção inicial, os escolhidos passam por uma eleição que define os participantes.

A jovem Graziele Everton, que recentemente completou 17 anos, é  uma das quatro estudantes do Estado do Pará a concorrer.

Graziele, que mora com os pais e uma irmã mais nova que ela no bairro Promissão II, teve seu nome selecionado em primeiro lugar para a fase seguinte.

Ela está no segundo ano do curso técnico de informática integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Tecnologia do Pará (IFPA e contou com o importante auxílio da sua orientadora, a professora Dra. Kátia Bárbara para desenvolver o projeto com temática nos Direitos Humanos cujo  título é: “Minorias Sociais e a Declaração Universal dos Direitos Humanos: Direito
a ter Direitos”.

Até o dia 18 de novembro os selecionados realizam suas campanhas em busca dos votos de outros alunos que tenham entre 14 e 18 anos. Para votar e necessário o preenchimento de um cadastro com o número do CPF  e email no site do PJM.

O período de votação será de 19 a 23 de novembro e o resultado divulgado em 10 de dezembro.

Por Célia Santos

Deixe um comentário