Presidente do Basa, Valdecir Tose, será palestrante na Agropec 2021
A palestra terá o tema “Banco da Amazônia no Agronegócio Sustentável” e destaca tecnologia e sustentabilidade no agronegócio
Com a sustentabilidade em foco, o Banco da Amazônia participa da 54ª feira agropecuária (AGROPEC), município de Paragominas-Pa nos dias 21 a 31 de outubro. O evento é organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (SPRP) e reúne os mais diversos expositores do agronegócio com leiloes, feira de negócios, palestras e shows.
O presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, fará uma palestra no dia 28 de outubro, quinta-feira, para tratar sobre as ações do Banco no agronegócio sustentável. A instituição financeira é responsável pela aplicação do Fundo Constitucional do Norte (FNO) e oferece uma série de linhas de crédito voltadas para atividades tradicionais sustentáveis.
De acordo com o presidente, Valdecir Tose, quando se trata de bioeconomia na Amazônia, as atividades do agronegócio como pecuária e sojicultura são incluídas, porém, agregando a tecnologia e a sustentabilidade faz com que o setor produza mais com menos impacto. “Quando se fala em atividades tradicionais na Amazônia soja, milho, pecuária tem que se atrelar obrigatoriamente o coeficiente sustentável, ou seja, atividades que se introduzam tecnologia para que se produza mais causando menos impacto”, afirma o presidente.
O superintendente regional do Basa, Edmar Bernaldino, reforça ainda que o município possui o maior volume de crédito aplicado no Estado e ressalta a importância de melhores práticas sustentáveis no agronegócio. “No município de Paragominas temos aplicado o maior volume de crédito do Estado, justificado pelo elevado nível de investimentos que vem ocorrendo na região alinhado com a adoção das melhores práticas na produção sustentável de alimento com muita eficiência, tecnologia e geração de resultado”, completa.
Plano Safra 2021/2022
Pelo Plano Safra 2021/2022, o Banco da Amazônia estima mais de R$ 250 milhões aplicados na região de Paragominas/PA, onde se encontra a concentração da produtividade em termos de bovinocultura e de cereais no Pará. A aplicação desse montante destina-se para construções e reformas de armazéns e silos, verticalização da produção, lavoura, pecuária e recomposição de áreas degradadas. “É buscar o equilíbrio entre o desenvolvimento produtivo, a segurança alimentar e o meio ambiente”, completa o presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose.
Além das Linhas Verdes, o banco vai divulgar sua nova linha de crédito com finalidade focada na Pecuária Verde, todas elas, aplicadas com recursos do FNO. A Linha Pecuária Verde será lançada no próximo mês de novembro de 2021.
Agropec 2021
O município de Paragominas/PA fica localizado na região de integração do Rio Capim e suas principais atividades historicamente estão na produção de milho, soja além da prática de bovinocultura e piscicultura. É o que aponta os dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP).
FONTE: Sedap
De acordo com a prefeitura de Paragominas, é estimado mais de 200 mil pessoas com 200 expositores no parque Amílcar Tocantins. “A feira é um momento de grande potencial cultural e econômico para o município de Paragominas, bem como para todo o Estado do Pará, sendo um evento que expande positivamente o agronegócio”, afirmou a assessoria.
Para o superintendente do Banco da Amazônia, Edmar Bernaldino, a feira é uma grande oportunidade de dinamizar crédito na região e fomentar as ações que o banco vem fazendo para amparar o produtor. “A feira agropecuária significa oportunidade para novos negócios e apresentar o que o Banco vem fazendo para cada vez mais dinamizar o crédito se tornando a principal solução para atender o produtor no tempo certo.”, completa o superintendente.
A Feira Agropecuária de Paragominas acontece até o dia 30 de outubro no parque Amílcar Tocantins e o Basa terá um estante para receber clientes e parceiros.
Ascom Basa