Pesquisas frustram perspectiva de crescimento da terceira via sem Moro
Expectativa de presidenciáveis era herdar votos do ex-ministro, enquanto pesquisas sem Moro mostram crescimento apenas de Jair Bolsonaro
A saída de Sergio Moro (União Brasil) da corrida presidencial frustrou as expectativas dos candidatos da terceira via. Isso porque a esperança era de que os votos do ex-ministro migrassem para MDB ou PSDB, e não para Jair Bolsonaro.
A pesquisa Ipespe/XP divulgada nesta sexta-feira (13/5) mostra tanto a senadora Simone Tebet (MDB) quanto o ex-governador João Doria (PSDB) no mesmo patamar de antes da saída de Moro da corrida presidencial.
No último levantamento antes de Moro deixar o Podemos e ter a candidatura rifada no União Brasil, Doria tinha 2% das intenções de voto e Tebet aparecia com 1%.
Na ocasião, interlocutores dos presidenciáveis ressaltavam que o nome da terceira via cresceria com a saída do ex-ministro, que tinha 9% do eleitorado na pesquisa.
Mais de um mês depois, o pré-candidato do PSDB aparece com 3%, uma pequena oscilação positiva. Tebet tem os mesmos 1% que aparecia com a presença do ex-ministro na pré-campanha presidencial.
Em compensação, Bolsonaro conseguiu crescer em comparação às pesquisas que contavam com a presença do antigo aliado.
No fim de março, o atual presidente da República tinha 26% dos votos, segundo a pesquisa. Agora, Bolsonaro está com 32% das intenções, também de acordo com o levantamento do Ipespe.
(Metropoles)