Golpistas tentam se passar por secretária municipal e por vereadora de Paragominas
Em tempos de globalização, a internet se tornou ferramenta essencial, indispensável para o bom desenvolvimento cotidiano, seja ele funcional ou pessoal.
As redes sociais agilizam processos em empresas e aproximam pessoas em todos os cantos do planeta. Porém, esse advento trouxe também novos tipos de crimes. Um deles é o golpe do novo número de telefone.
Roubando fotos das redes sociais das pessoas, os golpistas entram em contato com parentes e amigos dessas pessoas se passando por elas e pedindo para que salvem os número, assim como fizeram com a irmã da vereadora de Paragominas, Tatiane Helena:
“Bom dia minha irmã😘 Tudo bem por aí? Esse é meu WhatsApp novo tabom 😘❤️”
A vereadora falou ao site Notícias Diárias e explicou que os golpistas não conseguiram ludibriar sua irmã usando o número (91) 9372 5676:
Mandaram mensagem para minha irmã dando bom dia e dizendo que tinha trocado número, porém usando minha foto das redes sociais. Então ela logo me ligou perguntando se procedia. Foi quando descobri e fiz um B O (Boletim de Ocorrência). Ano passado fizeram isso, também com ela. Se passando por mim, pediram dinheiro, Dessa vez não deu tempo. Disse ela.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Amanda Purger, também passou por situação semelhante e utilizando o mesmo número de celular (91) 9372 5676.
Veja o diz o Serasa:
-
O que fazer para se proteger e não ser vítima?
• Ative a confirmação de duas etapas e tenha um e-mail para redefinir as senhas e códigos, caso você esqueça.
• Não compartilhe códigos de autenticação da conta com outras pessoas, seja código de confirmação ou PIN da confirmação de duas etapas.
• Tenha uma senha para seu aparelho ser desbloqueado apenas por você.
• Desconfie de mensagens diferentes do que você está acostumado a trocar com seus contatos.
• Desconfie quando a foto de perfil do contato estiver vinculada a um número que você não tem na sua agenda.
• Antes de fazer qualquer coisa, como fazer uma transferência ou depósito, entre em contato com a pessoa, pelo número anterior, sem ser o que está vinculado à foto nova.Como ativar a confirmação de duas etapas no seu WhatsApp?
1. Abra o WhatsApp e toque em Configurações.
2. Clique em Conta > Confirmação em duas etapas > Ativar.
3. Insira um PIN de 6 dígitos e, em seguida, confirme-o.
4. Insira um endereço de e-mail ao qual você tem acesso ou toque em Pular se não quiser adicionar um endereço de e-mail. Recomendamos que você adicione um endereço de e-mail para que você possa redefinir a confirmação em duas etapas e manter sua conta segura.
5. Toque em Avançar.
6. Confirme o endereço de e-mail e toque em Salvar ou OK.Fiz uma transferência ou depósito, e agora?
Se você chegou a enviar algum valor para o criminoso, achando que era para um de seus contatos, avise a pessoa que sofreu o golpe o quanto antes. Entre em contato com o banco da conta que recebeu o valor para comunicar sobre o golpe que está acontecendo e também saber se consegue ter seu dinheiro de volta.
O que fazer se você for vítima de golpe no WhatsApp?
Ao perceber que está sendo vítima de algum golpe no WhatsApp, o primeiro passo é avisar aos contatos, amigos e familiares pelas redes sociais ou ligar para essas pessoas para avisar que sua conta foi clonada ou roubada. Assim você evita que seus contatos possam fazer transferências ou depósitos para os criminosos.
O próximo passo é tentar recuperar sua conta. Como, geralmente, os criminosos usam o celular para aplicar o golpe, desconecte sua conta no aplicativo e ative novamente. Ao digitar novamente o código para entrar na conta, automaticamente a outra pessoa que também está com seu perfil, será desconectada.
No caso de usar o WhatsApp Web, versão do aplicativo para computador, desconecte também. No WhatsApp Web, acesse:
1. Configurações/Ajustes
2. Vá para Conta
3. Clique em WhatsApp Web/Desktop
4. Clique em sair de todos os computadores.Desative a visualização da sua foto de perfil do WhatsApp para que apenas as pessoas que estão registradas na sua agenda como contato tenham acesso a ela, isso ajuda a prevenir que pessoas mal intencionadas tentem se passar por você.
Por Célia Santos para Notícias Diárias com informações do Serasa.