As cores dos meses na conscientização, prevenção e combate a doenças do corpo e da mente
Há tempos que as cores vêm sendo utilizadas em estratégias para chamar a atenção das pessoas às informações e aos cuidados que devem ter quanto à saúde física e mental.
Neste mês a campanha é voltada para a saúde do homem com o ‘Novembro Azul’ que tem como principal foco a prevenção ao câncer de próstata. A estimativa do INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima que em 2018 sejam identificados 1.060 casos no Pará, sendo 31,38% para cada 100 mil homens.
O ‘Dezembro Vermelho’ previne quanto à contaminação pelo virus transmissor da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).
Este ano a campanha será alusiva aos 30 anos do lançamento do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, criado em 27 de outubro de 1988, pela Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde que é celebrado em 1º de dezembro.
Em Paragominas os postos de Estratégia de Saúde da Família (ESF) a cada campanha ofertam exames e atendimentos específicos para cada público alvo a ser alcançado com encaminhamento para o tratamento adequado.
Em 2019 o ciclo de cores reinicia com: