Protocolos de Segurança do Paciente aprimoram assistência no Regional de Paragominas
Os Protocolos Básicos de Segurança do Paciente foram criados pela Organização Mundial da Saúde, e são utilizados nas instituições como guias.
No Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, nordeste paraense, os Protocolos de Segurança do Paciente são cumpridos à risca, considerando que, sem a observância às orientações da Organização Mundial de Saúde, que criou os protocolos, é praticamente impossível prestar assistência segura e de qualidade a pacientes nas unidades de saúde.
Na prática, há os Protocolo de Úlcera por Pressão; Protocolo de Higiene das Mãos; Protocolo de Cirurgia Segura; Protocolo de Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos; Protocolo de Identificação do Paciente; e Protocolo de Prevenção de Quedas.
No HRPL, para que o Protocolo de Úlcera por Pressão aconteça na prática assistencial, há grandes investimentos em materiais, insumos médico-hospitalares e equipamentos específicos para o tratamento e prevenção do surgimento de novas lesões. Além disso, conforme informou o diretor Assistencial da Unidade, Clóvis Guse, o Hospital conta com equipe assistencial e multiprofissional de alta performance, envolvida diretamente no processo de segurança e bem-estar dos usuários da Unidade.
De acordo com a enfermeira supervisora do controle de infecção hospitalar, Ellen Braga, a técnica de higienização das mãos é um dos protocolos de segurança do paciente mais eficazes. Ele é fundamental e de baixo custo para o controle de infecção hospitalar. E no HRPL, são feitos investimentos em treinamentos para que haja a melhoria contínua das práticas assistenciais, evitando dessa forma a disseminação da infecção cruzada no Hospital entre profissionais e usuários.
“As ações e treinamentos sobre o tema são regularmente promovidos para as equipes do HRPL, também são realizadas auditorias diárias de higienização das mãos nos setores pela CCIH”, destaca a enfermeira.
A finalidade do Protocolo de Cirurgia Segura é determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos. Este protocolo faz uso da Lista de Verificação de Cirurgia Segura, aplicada em três etapas do momento cirúrgico: antes, durante e depois do procedimento, avaliando pontos importantes como avaliação pré-anestésica, identificação correta do paciente, demarcação correta do local aonde será realizado a cirurgia, entre outros itens verificados.
A usuária do HRPL, moradora de Paragominas, Marlene Moreira Vasconcelos, ficou 6 meses tentando diagnosticar um sangramento no útero, que só foi possível no HRPL. Com os exames em mãos, em 15 dias a paciente foi internada e recentemente, fez o procedimento cirúrgico de histerectomia. “Me sinto segura aqui no HRPL. Estou sendo bem atendida. Não tenho risco de queda por causa das grades elevadas, me dão os remédios na hora certa, tenho pulseira de identificação, os profissionais explicam direitinho sobre tudo o que pergunto e informam a respeito de todo o tratamento”, contou Marlene quando questionada sobre o funcionamento dos Protocolos de Segurança do Paciente na Unidade.
Outro protocolo extremamente importante para a assistência à saúde é o Protocolo de Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Esse protocolo é tão importante para a segurança do paciente, que neste ano, o tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro, foi relacionado a ele.
A farmácia hospitalar do HRPL é responsável pela dispensação dos medicamentos aos pacientes internados. No momento da entrega dos medicamentos (dispensação) para a assistência é realizada a dupla conferência pelos profissionais da farmácia e pelos da assistência no intuito de minimizar os erros de dispensação; o esquema funciona como uma importante barreira para a segurança dos pacientes, sempre observando na prescrição as interações medicamentosas e realizando intervenções, por meio da equipe do setor, que está sempre preparada com sua equipe farmacêutica e atenta para oferecer a melhor terapia medicamentosa para seus pacientes.
No que diz realização ao Protocolo de Identificação do Paciente, no Hospital Regional Público do Leste ele é aplicado e seguido em todas áreas e etapas relacionadas a jornada do paciente, desde a sua admissão até a alta hospitalar, como intuito de garantir que o usuário receba corretamente os cuidados para o seu caso. A aplicação do protocolo na prática, consiste na identificação do paciente no momento da admissão do paciente com a pulseira de identificação gerada na recepção e inserida no paciente. Visitantes e acompanhantes também são identificados pela recepção no ato do acesso ao hospital. Assim como, os pacientes eletivos agendados para a realização de consultas e exames, que também, são devidamente identificados através da etiqueta de identificação. Em todas estas etapas os marcadores de identificação são checados (nome completo do usuário, data de nascimento e nome da mãe completo) por todos os profissionais que prestam assistência ao paciente.
Já com relação ao Protocolo de Prevenção de Queda, dado ao fato de a queda em si seja uma ocorrência indesejável e danosa, deve ser um evento previsível. Desta forma, no Hospital Regional, são aplicadas medidas de segurança para que tais eventos não venham a acontecer.
De acordo com a diretoria Assistencial do HRPL, quando o paciente é admitido no setor de internação, ele passa por uma criteriosa avaliação de classificação risco para ocorrências de quedas, a fim de que os profissionais envolvidos realizem diagnósticos e executem o planejamento de ações preventivas, ações como, manter as grades dos leitos elevadas; identificação do risco na pulseira e quadro de monitoramento que fica na cabeceira do leito, além de sempre manter o chão da enfermaria limpo e seco.
Nos últimos 03 meses o índice de quedas se manteve dentro do esperado, com apenas 01 episódio, e esse resultado é reflexo de todas as medidas de prevenção, aplicadas desde a entrada, até a alta hospitalar do usuário.
(Ascom HRPL)
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