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Golpistas invadem celular e roubam R$ 255 mil de conta bancária

Golpistas acessaram aplicativo bancário da servidora pública, Eliana Miranda, e fizeram até empréstimo bancário de R$ 20 mil
Foto: Canva/Perfil Brasil

A servidora pública Eliana Miranda, 32 anos, teve um prejuízo de R$ 255 mil, após golpistas acessarem sua conta bancária no celular.

Tudo começou depois de um simples telefonema, golpistas conseguiram acesso à conta dela no aplicativo Nubank no celular, e fizeram diversas transações bancárias, e também um empréstimo de R$ 20 mil.

O dinheiro da servidora tinha destino certo. “Eu ia comprar uma casa com esse dinheiro e casar no ano que vem. Não tenho patrimônio, era o único dinheiro que tinha, guardado há anos”, esclareceu a servidora.

Ao todo, foram R$ 255.074,37, sendo R$ 126.717,27 em 14 operações em cartões de crédito; R$ 128.307,00 em pagamentos de 11 boletos, nos dois casos, os valores eram expressivos, destoando das movimentações habituais na conta dela.

Eliana descobriu que os golpistas criaram oito cartões virtuais para fazerem as compras.

Passo-a-passo

O golpe começou por volta das 11h00, de 19 de maio, quando uma suposta funcionária ligou e disse ser do time de segurança de operações do Nubank. O contato era a pretexto de uma tentativa de instalar e cadastrar a conta de Eliana em outro aparelho telefônico, que não é o telefone dela.

Por segurança, a suposta funcionária disse que não pediria informações e orientou Eliana a não repassar senhas ou clicar em links. Pediu apenas para a servidora confirmar dados pessoais que ela mesmo citava e para entrar no aplicativo do Nubank para uma validação de segurança.

Ao clicar em algum item na plataforma do Nubank, foi redirecionada para outra tela e um arquivo foi baixado automaticamente. Na sequência, seguiu para a aba “segurança”, em que deveria fazer mais uma validação, dessa vez com reconhecimento facial e biométrico na plataforma do banco.

Depois disso, a tela do celular apagou. Ainda na ligação, a suposta funcionária disse que os golpistas já haviam feito um empréstimo no valor de R$ 20 mil, mas todas as operações seriam desconsideradas.

Eliana contatou o banco por email, sem retorno imediato. Ainda ao telefone, a golpista disse que o setor responsável já cuidava da situação.

Em seguida, a ligação caiu, e a tela continuou preta. Quando reiniciou o celular, Eliana percebeu que o app do Nubank não estava mais instalado. Ao entrar na conta, suas economias sumiram.

“Nunca tinha sentido nada na vida, uma sensação de impotência. No começo a gente se sente muito culpado, tem vergonha de contar o que aconteceu para outras pessoas. É um trabalho bem complexo para entender que fui vítima”

O que diz o Nubank

O Nubank informou que “segue investigando detalhadamente o caso para tomar eventuais medidas cabíveis, se aplicáveis”, em nota enviada ao site Tilt.

“A empresa disse que se manifestará diretamente com a cliente via canais oficiais de atendimento quando concluir a análise interna e/ou no âmbito do processo judicial no momento propício”, informa a nota da empresa.

Ela não é a única

O caso dela não é isolado. O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) detectou golpes sofridos por correntistas do Nubank e notificou o banco em abril. A crítica das vítimas, segundo a organização, é que o Nubank não tem ou não usa um sistema para bloquear transações fora do padrão da conta.

Fabio Pasin, advogado e pesquisador do programa de serviços financeiros do Idec, afirma que o banco tenta se eximir de responsabilidade ao dizer que o golpe usa engenharia social.

“A pessoa liga e isso passa credibilidade. A gente já identificou casos em que o número de contato é o mesmo da central oficial do banco. São diversas técnicas que levam o consumidor ao erro e faz ele ficar vulnerável”

(Terra)

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