OAB Paragominas denuncia na polícia a aplicação de golpes de falsos advogados
Na tarde do dia 15 de janeiro de 2024, a nossa subseção, representada pelo presidente Tibério Teixeira e sua Comissão de Prerrogativas, na pessoa de seu Vice-Presidente, Dr. Leonardo Santos, protocolou na 13ªSeccional da Polícia Civil de Paragominas um pedido de instauração de inquérito policial. O objetivo é apurar a autoria e materialidade das fraudes perpetradas por meio do aplicativo WhatsApp, as quais têm causado prejuízos significativos à advocacia e seus clientes. Essa fraude vem sendo cometida em todo o território nacional, intensificando-se em nossa subseção no final de 2023 e início de 2024.
O golpe realizado por falsos advogados configura uma prática fraudulenta na qual estelionatários estabelecem contato com indivíduos envolvidos em processos judiciais, apresentando-se de maneira falsa como representantes legais ou funcionários de escritórios de advocacia contratados por essas pessoas.
Apesar de mensagens de números desconhecidos suscitarem naturalmente desconfiança, os fraudadores utilizam imagens de profissionais reais ou logomarcas autênticas de escritórios jurídicos para enganar suas vitimas.
Adicionalmente, esses criminosos elaboram documentos fictícios do Tribunal de Justiça e empregam terminologia complexa, visando confundir as vítimas e dificultar a compreensão do andamento do processo. Eles alegam, de forma enganosa, que apenas a realização de um depósito é necessária para a liberação da suposta indenização.
Os dados do cliente e advogado são obtidos pelo fraudador por meio de pesquisas nos tribunais em processos que não estão sob segredo de justiça. Ao receber esse tipo de mensagem, recomenda-se não responder, não fornecer seus dados ou realizar pagamentos solicitados. Em vez disso, entre em contato diretamente com seu advogado ou escritório de advocacia pelos meios fornecidos no ato da contratação e registre um boletim de ocorrência. Caso tenha sido vítima deste golpe, procure a polícia e seu advogado.
(OAB Paragominas)
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (ex Twitter): @notdiarias