Rabdomiólise: entenda a doença provocada por excesso de exercícios que causou morte de corredor em Pernambuco
Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova e, por causa do excesso do esforço físico, precisou ser levado a um hospital e estava internado na UTI.
A rabdomiólise é um tipo de lesão na musculatura esquelética no tecido muscular dos membros inferiores, que pode levar a morte. Nesta quarta-feira (24), um corredor de 50 anos morreu em Caruaru, no Agreste de Pernambuco por complicações de saúde provocadas pela doença.
Dorgival Celerino do Nascimento havia participado de uma prova e, por causa do excesso do esforço físico, precisou ser levado a um hospital e estava internado na UTI. Na última segunda-feira (22), Dorgival foi transferido para o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru.
De acordo com o hospital, a causa da morte do paciente foi hepatite fulminante e rabdomiólise, doença que pode ser provocada por uma lesão muscular aguda causada pelo excesso de esforço físico.
Ao g1, Marcos Duque, PhD em Patologia disse que na teologia da palavra, “rab”, significa esquelético, “mió”, representa os músculos e “lise”, significa quebra, ou seja, uma quebra da musculatura que pode provocar diversos sintomas ao paciente, devido ao acesso de atividade física, entre outros fatores.
O que pode provocar a doença?
A doença pode ser causada por atividades físicas intensas que o paciente venha realizar, atividades físicas em áreas de muito calor, traumas mecânicos, ou seja, pacientes que são agredidos de forma corriqueira na infância ou na adolescência, acidentes automobilísticos, ou ainda pacientes que sofreram soterramentos.
Quais são os sintomas?
Dor intensa no tecido muscular, sensibilidade, edema, agitação, náusea, confusão mental e rebaixamento de consciência, entre outros.
Quais outros problemas de saúde pode ocasionar?
Complicações em órgãos fundamentais do corpo, apresentando insuficiência renal aguda com a presença de substâncias alteradas na urina, pode também apresentar quadro de arritmia, essa situação pode elevar o quadro do paciente, levando o mesmo a ter rabdomiólise.
(G1)
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (ex Twitter): @notdiarias