Amor em Ação Paragominas promove a Campanha Março Azul Marinho
A Associação Amor em Ação Paragominas está coordenando uma série de iniciativas para promover a Campanha Março Azul Marinho, levando conscientização sobre o câncer de intestino durante o mês de prevenção dedicado à doença.
O objetivo é informar, da melhor forma possível, principalmente homens e mulheres acima dos 45 anos de idade, e incentivar a detecção precoce deste tipo de câncer.
Uma das primeiras iniciativas é voltada aos profissionais da saúde, com a realização do workshop “Conscientização da Prevenção do Câncer de Intestino” que acontecerá no dia 1º de março, em dois horários: das 8:00 às 12:00 para agentes comunitários de saúde, e das 14 às 17h30min para médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
No decorrer do mês de março serão realizadas palestras informativas em centros de saúde, escolas, associações, empresas e outros locais, sempre abordando os fatores de risco, sintomas e métodos de prevenção do câncer de intestino.
A ABRAPRECI (Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino), instituição parceira da Amor em Ação nessa campanha, descreve o câncer colorretal como um tumor maligno que se origina no intestino grosso que é a parte do tubo digestivo que inclui o cólon, reto e ânus. e responde algumas questões:
Quais os sintomas? Quando suspeitar?
O câncer de intestino se desenvolve silenciosamente por algum tempo, sem apresentar sintomas. Os sintomas mais comuns associados ao câncer colorretal são:
- Presença de sangue nas fezes
- Mudanças no hábito intestinal
- Sensação de evacuação incompleta
- Cansaço ou fadiga sem causa aparente
- Dores abdominais
- Perda de peso inesperada e repentina
A associação Amor em Ação Paragominas é uma OSC (Organização da Sociedade Civil) criada no ano de 2022 para auxiliar pacientes diagnosticados com câncer e outras doenças com alto grau de complexidade.
A campanha Março Azul é realizada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED, Sociedade Brasileira de Coloproctologia – SBCP, e pela Federação Brasileira de Gastroenterologia – FBG.
Por Célia Santos para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias