Dom Eliseu – Ministério Público recomenda que escolas públicas do município sejam reformadas
O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) emitiu recomendação sobre quatro escolas de Dom Eliseu, devido a problemas identificados como necessidade de reformas na estrutura física, falta de equipamentos e de profissionais.
O MPPA contatou ainda que a Escola Municipal Pingo de Gente compartilha espaço com uma casa de eventos, afetando a segurança e higiene. Um muro está sendo construído para separar as áreas. Na Escola Estadual Luiz Gualberto Pimentel, questões como ansiedade, depressão, uso de drogas e violência foram identificadas. Três psicólogos serão contratados para lidar com essas questões.
As outras impresões do MP nas quatro escolas; Escola Municipal Colônia Paraíso, Escola Estadual Luiz Gualberto Pimentel, Escola Municipal Pingo de Gente, Escola Municipal Ruth Passarinho, foram:
1 – Atendimento às crianças e adolescentes com deficiência:
- Há poucos profissionais para atender aos alunos com deficiência e não há sala multifuncional para Atendimento Educacional Especializado.
2 – Estrutura física:
- Verificou-se a necessidade de reformas nos espaços e o desgaste de equipamentos como mesas e cadeiras infantis, além da ausência de espaços de recreação adequados e falta de estrutura com acessibilidade.
3 – Profissionais e equipamentos:
- Constatou-se que é preciso contratar pessoas para o quadro de serventes da escola. Também faltam computadores e há necessidade de capacitação dos profissionais quanto às medidas de proteção e fluxo de acolhimento às crianças e adolescentes com suspeita de serem vítimas ou testemunhas de violência.
Por Célia Santos, com informações do MPPA, para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias