Em Paragominas, Ideflor-Bio promove curso de associativismo para indígenas
Indígenas de Paragominas receberam capacitação em associativismo e gestão de bionegócios
O Ideflor-Bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Cirad (Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento) do Governo Francês, promoveu em Paragominas um curso de associativismo para gestão de bionegócios na Aldeia Cajueiro, localizada na Terra Indígena Alto Rio Guamá.
Fortalecimento de associações indígenas
O curso teve como objetivo fortalecer as capacidades das associações indígenas para a restauração de seu território e a comercialização de sementes e mudas florestais. Participaram 20 indígenas, representando cinco associações de seus territórios. Foram compartilhados conhecimentos sobre associativismo e novos métodos de gestão de negócios florestais, essenciais para a sustentabilidade e autonomia das comunidades indígenas.
A presença da Associação das Mulheres Indígenas do Gurupi (Amigui) foi destaque, com suas integrantes demonstrando interesse em aprender a comercializar biojoias feitas a partir de sementes florestais.
Por Célia Santos para Notícias Diárias
Acesse as nossas redes sociais
Instagram: @sitenoticiasdiarias
Facebook: noticiasdiariascs
YouTube: @NoticiasDiariasCS
Pinterest: @noticiasdiariascs
X (Ex-Twitter): @notdiarias