BrasilNotíciasPará

64% das cidades do Pará não têm candidatos a prefeito de esquerda

Pará é quarto estado do Brasil com menos representantes da esquerda nas eleições 2024

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (4) pelo site Poder360 com dados do TSE revelou que 64% das cidades do Pará não têm candidatos a prefeito filiados a partidos de esquerda nas eleições municipais de 2024.

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (4) pelo site Poder360 com dados do TSE revelou que 64% das cidades do Pará não têm candidatos a prefeito filiados a partidos de esquerda nas eleições municipais de 2024. Isso significa que em 92 dos 144 municípios paraenses, não há ao menos um candidato representando partidos como PT, Psol, PSTU, PCdoB, Rede e PV, entre outros considerados de esquerda.

No contexto nacional, o levantamento mostra que 51% das cidades brasileiras não possuem candidatos a prefeito de partidos de esquerda, totalizando 2.859 das 5.569 cidades.

A retração se intensificou após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016. Em 24 anos, a presença atual da esquerda (49%) só não é mais baixa do que em 2000, quando a esquerda disputou prefeituras em 42% dos municípios.

A ausência de candidatos de esquerda é mais acentuada em cidades menores. Em municípios com até 10 mil habitantes, 63% não têm candidatos a prefeito de partidos de esquerda.

Esse percentual diminui conforme aumenta o porte das cidades, com 48% de ausência em cidades entre 10 mil e 50 mil habitantes.

Por outro lado, a representatividade da esquerda nas eleições de 2024 aumenta nos grandes centros urbanos. Nos municípios com população entre 100 mil e 200 mil habitantes, 84% têm candidatos a prefeito de partidos de esquerda. Para cidades com mais de 200 mil habitantes, esse percentual chega a 96%.

O Rio Grande do Norte é o estado com o maior percentual de cidades sem candidatos de esquerda, alcançando 78%.

Goiás (67%) e Mato Grosso do Sul (66%) aparecem na sequência. O Pará (64%) é o quarto estado do ranking. Em contraste, o Ceará apresenta o menor índice de ausência, com apenas 17% de cidades sem representantes, sendo antecedido pelo Espírito Santo (28%) e pelo Piauí (32%).

(O Liberal)

Acesse as nossas redes sociais

Instagram: @sitenoticiasdiarias

Facebook: noticiasdiariascs

YouTube: @NoticiasDiariasCS

Pinterest: @noticiasdiariascs

X (Ex-Twitter): @notdiarias

Deixe um comentário