NotíciasParagominas

Hospital Regional amplia tempo de visita a pacientes internados

FOTO: CLÁUDIO SANTOS / ARQUIVO AG. PARÁ

Para ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação e garantir o elo entre pacientes e familiares, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, deu início a um processo gradativo de ampliação do horário de visitas. A iniciativa é do Grupo de Trabalho e Humanização (GTH), do hospital, e segue uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), que preconiza até 10 horas para as visitas hospitalares.

Desde o dia 1º de abril, o horário e o tempo de visita aos pacientes internos do HRPL mudou. Antes, as visitas eram permitidas somente no período da tarde, sendo de 1 hora nas clínicas médica e cirúrgica e de 30 minutos na Unidade de Terapia Intensiva (manhã e tarde). Com a visita ampliada, os pacientes da clínica médica e cirúrgica, agora, têm até 3 horas para receber familiares e amigos e, na UTI, o tempo de visita aumentou de 30 para 45 minutos, pela manhã e à tarde. Além disso, os pacientes também podem receber um total de seis visitantes diariamente.

A visita ampliada foi uma forma encontrada pela unidade para oferecer maior espaço de tempo e contato dos pacientes com seus familiares. Segundo o diretor executivo do HRPL, Júlio Garcia, a intenção é que o tempo das visitas seja ampliado gradualmente à medida que as equipes vão se adequando ao novo formato. “A iniciativa vem ao encontro dos inúmeros projetos do Grupo de Trabalho de Humanização, proporcionando cada vez mais uma assistência de qualidade, com segurança e humanizada”, destaca.

Em visita ao esposo, internado após passar por uma cirurgia de hérnia, Maridalva Gomes da Silva, 44, conta que foi informada da mudança na recepção do hospital e ficou aliviada com a notícia. “Eu vim às pressas e, quando cheguei, achava que nem daria mais tempo de entrar. Foi quando o rapaz me falou que tinha mudado o horário, e eu fiquei aliviada. Isso é muito bom mesmo, vai ajudar muito quem vem de longe para visitar os parentes internados”, declarou.

Usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), João Oliveira Ferreira, 50, acredita que a presença e o sentimento de cuidado e preocupação por parte da família ajudam na recuperação do paciente. “Dependendo da enfermidade da pessoa, quanto mais ela está junto da família, melhor ela vai se sentir, vai ficar mais feliz. Isso é ótimo! Estão de parabéns!”, afirma.

Novos horários de visita do HRPL

Clínicas Médica e Cirúrgica: Manhã: 11h às 12h / Tarde: 15h às 17h

UTI: Manhã: 11h30 às 12h15 / Tarde: 17h30 às 18h15

(Agência Pará – Por Mikaella Moraes)

Deixe um comentário