Agricultura familiar de Paragominas é incentivada pelo Projeto Amesa
O projeto Amesa foi instituído com o intuito de levar conhecimento técnico e de negócios aos agricultores familiares, promover agricultura sustentável e proporcionar o relacionamento entre a cadeia produtiva primária e empresas como supermercados, frutarias, hotéis e restaurantes locais.
No final do mês de maio, mais de 110 pessoas participaram da primeira etapa que foi a capacitação em Negócios Agrícolas, na Universidade federal Rural da Amazônia (UFRA). Entre os presentes estiveram professores, estudantes de agronomia e, os alvos principais, pequenos agricultores da colônia do Uraim, Cachoeira e Condomínio Rural.
Nos dias 04 e 07 de junho o foco será nas técnicas agrícolas como cultivo de hortaliças, controle de pragas botânico e adubação verde.
Também serão apresentadas orientações como buscar a certificação da produção artesanal, organizar uma cooperativa, associação, acessar financiamento, crédito ou renegociar dívidas.
O projeto Amesa Paragominas é uma iniciativa de responsabilidade social da Hydro juntamente com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia apoiado pelo Sebrae, Embrapa, EETEPA, UFRA e Prefeitura de Paragominas.
Uma plataforma digital do projeto foi desenvolvida para acompanhar o relacionamento entre os produtores e as empresas monitorando os negócios realizados.
Célia Santos com informações ASCOM Hydro