NotíciasParáPolícia

Programa de fortalecimento das polícias judiciárias terá primeira edição em Belém

Belém recebe, entre os dias 8 e 12 deste mês, a primeira edição do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias (PFPJ), que será realizada na sede da Delegacia-Geral. Com o tema “Combate à Corrupção Sistêmica e Delinquência Institucionalizada”, o encontro terá como público alvo delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil.

O encontro é resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e a Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria Estadual de Combate à Corrupção (Decor), nova diretoria operacional criada neste ano, pelo Decreto Estadual n° 89, de 6 de maio de 2019, editado pelo governo do Pará.

O evento debaterá a atuação integrada, o enfrentamento ao crime institucionalizado e à grande corrupção, o combate ao crime organizado, a lavagem de dinheiro, o planejamento operacional, a cooperação internacional, a inteligência policial, as medidas de seletividade dos inquéritos policiais, entre outros assuntos. Os palestrantes serão delegados federais responsáveis pelas mais relevantes operações realizadas pela Polícia Federal nos últimos anos no Brasil.

Jorge Pontes, diretor de Ensino e Estatística da Senasp

O delegado da Polícia Federal, Jorge Pontes, diretor de Ensino e Estatística da Senasp, explica que o programa tem como objetivo a diminuição das diferenças existentes entre as Polícias Civis do Brasil, além de fortalecer as Polícias Judiciárias e dar início a um processo de “amadurecimento institucional”.

“Embora não seja necessariamente do governo e sim um órgão do Estado, a polícia é um grande instrumento, tendo um alcance e volume maior de demanda para atingir níveis mais altos dentro da escala da criminalidade e, por isso, o organismo é permanente”, ressalta. “As polícias Civil e Militar são importantes, porém não devemos esquecer que a Segurança Pública ergue-se sobre dois pilares: policiamento ostensivo e atividades de inteligência da Polícia Judiciária e de investigação”, explica.

Ao passar por cada região, realizando a capacitação dos policiais, o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, observa que o programa tem refletido diretamente na sociedade brasileira, pois se trata de um reforço para aprimorar a atuação da Polícia Judiciária na capacidade investigativa e resolução de crimes.

O Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias está interligado e integrado ao projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta, da qual o Pará faz parte. “Os cinco estados que receberão o projeto de enfrentamento (Pará, Pernambuco, Espírito Santo, Goiás e Paraná) terão os policiais civis capacitados pelo Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias”, enfatiza o secretário, que fará a palestra de abertura do evento.

(Agência Pará)

Deixe um comentário