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Hospital regional em Paragominas realizou cerca de 200 mil atendimentos no interior do Pará.

Diagnosticado com uma fratura na coluna cervical, causada por uma queda do telhado, o aposentado Abílio Oliveira, de 73 anos, precisou passar por uma cirurgia delicada, sob risco de perder o movimento das pernas. Ele foi encaminhado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Paragominas, ao Hospital Regional Público do Leste (HRPL), também no município, onde passou por uma tomografia que confirmou a gravidade da lesão.

O paciente, Abílio Oliveira e o neurocirurgião, Feliciano Cordeiro. – ASCOM HRPL

A decisão de realizar o procedimento foi do neurocirurgião, Feliciano Cordeiro, que faz parte do corpo clínico do HRPL. De acordo com o especialista, foi a primeira cirurgia de coluna que ele realizou no Regional, e para tal, contou com todas as condições necessárias. “O hospital é muito bom, tem uma ótima estrutura e uma administração que tem interesse em oferecer o melhor pra comunidade”, frisou. A outra opção seria encaminhar o paciente para Belém, o que, segundo o médico, aumentariam os riscos para o paciente, devido o deslocamento e a gravidade da fratura.

Seu Abílio foi operado no dia 14 de maio. A cirurgia durou cerca de 5 horas e foi um sucesso. Ele teve alta poucos dias depois, já retirou os pontos, caminha normalmente e está evoluindo sem nenhuma complicação.

A história de seu Abílio é uma entre tantas outras de pacientes que também deram entrada no Hospital Regional de Paragominas em estado grave, e de lá, saíram totalmente recuperados. A unidade que presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de 23 municípios paraenses, é referência no Estado, dada a resolutividade da assistência prestada pela equipe multiprofissional.

ASCOM HRPL

No primeiro semestre deste ano, o HRPL realizou cerca de 200 mil atendimentos, sendo 9.823 consultas ambulatoriais, 63.263 exames, 1.090 cirurgias, 173 transfusões de sangue, 1.341 internações, 1.672 atendimentos de urgência e emergência, entre outros serviços como fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento psicossocial, nutricional e fonoaudiólogo. São números transformados em vidas e bem estar.
“Quero deixar registrado o meu sincero agradecimento ao HRPL, por tudo o que fizeram pelo meu pai. Dedicação e amor ao próximo é o que esta instituição e seus funcionários prestam à Paragominas. Seria impossível mensurar em palavras o excelente desempenho, carinho e dedicação com que executam suas tarefas neste hospital, sempre prontos com uma perfeita atenção, prontidão e eficácia. Gratidão eterna”, publicou em rede social, Rejane Todde, filha do paciente Abílio Oliveira, o que respalda o significativo de 99,49% de aprovação dos usuários assistidos pelo hospital.

Júlio Garcia, diretor executivo do HRPL – ASCOM HRPL

Para o diretor executivo do HRPL, Júlio Garcia, o índice de aprovação dos usuários é um importante indicativo de que todas as ações desenvolvidas junto aos colaboradores estão gerando os resultados esperados, com foco em uma assistência mais segura, humanizada e com melhoria contínua da qualidade.

Melhorias na assistência – Para ampliar o acesso dos visitantes às unidades de internação e garantir o elo entre pacientes e familiares, o HRPL deu início a um processo gradativo de ampliação do horário de visitas. A iniciativa é do Grupo de Trabalho e Humanização (GTH) do hospital, que elaborou o projeto “Visita Ampliada”, atendendo uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), que preconiza até 10 horas para as visitas hospitalares.

Antes, as visitas eram permitidas somente no período da tarde, sendo de 1 hora nas clínicas médicas e cirúrgica e de 30 minutos na Unidade de Terapia Intensiva (manhã e tarde). Com a visita ampliada, os pacientes da clínica médica e cirúrgica, agora, têm até 3 horas para receber familiares e amigos e, na UTI, o tempo de visita aumentou de 30 para 45 minutos, pela manhã e à tarde. Além disso, os pacientes também podem receber um total de seis visitantes diariamente.

Cuidados paliativos – Outra mudança significativa foi a implantação de uma unidade de cuidados paliativos destinada a pacientes que estão em fase de terminalidade. Uma enfermaria foi adaptada de modo a proporcionar melhor conforto a esses pacientes, proporcionando contato direto e ininterrupto com a família, de modo a tornar o atendimento o mais humanizado possível.

Medidas como estas impactam positivamente nos indicadores que demonstram, não apenas a preocupação, mas sobretudo, a dedicação e esforços empregados numa assistência cada vez mais efetiva, segura e humanizada.

Gestão por excelência – Selo ONA – No mês de maio, após uma nova avaliação, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), foi recertificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), como hospital acreditado nível 1. Conquistada em 2018, a Acreditação evidencia a adesão da unidade às mais modernas práticas de gestão e ao Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, e atesta os avanços do hospital em relação aos seus processos de qualidade e segurança do paciente e estrutura hospitalar.

Certificação GPTW – Em junho, o HRPL obteve mais uma importante conquista. Ele foi reconhecido pelos seus colaboradores como uma excelente empresa para se trabalhar. O selo Great Place to Work (GPTW), mensura a satisfação dos colaboradores através de uma plataforma online de pesquisa espontânea e diagnóstico do clima organizacional. Dos 302 colaboradores convidados a participar da pesquisa, 228 se dispuseram a responder ao questionário digital, o equivalente a 75,5% do efetivo da unidade.

Para obter a certificação é necessário que pelo menos 70% dos funcionários avaliem a empresa como um excelente lugar para se trabalhar, de acordo com a metodologia da GPTW, que analisa entre vários aspectos, a estrutura das organizações e o nível de satisfação dos colaboradores.

Conhecendo o HRPL – No próximo dia 4 de agosto, o HRPL completa 5 anos de atividade, tendo registrado ao longo desse período, grandes avanços em prol da melhoria da qualidade, segurança e humanização na assistência prestada aos usuários. A unidade, que é referência no Pará, como Centro de Atendimento de Urgência e Emergência às vítimas críticas em Acidente Vascular Cerebral (AVC), passou a ser habilitada, desde o ano passado, a realizar cirurgias oncológicas para câncer de colo do útero, de mama, ovário, pâncreas, reto, intestino e câncer de estômago.

Assim como nos demais hospitais regionais do Pará, para obter atendimento, os pacientes são referenciados dos Hospitais Municipais / UPAs e passam por avaliação da Central Regional de Regulação. De acordo com o caso e oferta de vagas em leitos, é validado o encaminhamento do paciente para atendimento no Hospital Regional Público do Leste.

Os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, Raios-x, tomografia, ultrassonografia, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa. E mais, serviço de Fisioterapia, com Reabilitação intra-hospitalar. Ressaltando-se, ainda, o apoio de uma equipe multidisciplinar altamente capacitada formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, farmacêuticos e técnicos de enfermagem.

Com um total de 3.999,11m2 com 3.012,37m² de área construída, o HRPL dispõe de 70 leitos, (sendo 32 na Clínica Cirúrgica, 18 na Clínica Médica e 20 na Unidade de Terapia Intensiva – UTI adulto), oferece clínica médica e cirúrgica nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral, oncologia, buco maxilo e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia, vascular e ginecologia.

Nos casos de urgências do SAMU, o hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento, com equipe de suporte nas 24h.

(Agência Pará/ASCOM HRPL)

2 comentários sobre “Hospital regional em Paragominas realizou cerca de 200 mil atendimentos no interior do Pará.

  • Hospital digno de muitos elogios. Atendimento excelente. Conta com uma equipe de profissionais maravilhosos.
    Atendimento humanizado.
    Foram quase 3 meses com minha mãe internada ai, melhor Atendimento em hospital público que já vi.
    Parabéns a toda a equipe que faz deste hospital o melhor da região.

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