Linha de pipa com cerol causa acidente em Paragominas
Períodos de muito vento propicia uma brincadeira antiga que é empinar pipa ou papagaio como é conhecida em algumas regiões.
O entretenimento de muitos deixa de ser brincadeira quando uma mistura de cola e cacos de vidro moído, chamada Cerol ou Linha chilena, é aplicada na linha para cortar a linha de outras pipas.
As maiores vítimas do cerol são os motociclistas.
A brincadeira criminosa já decapitou pessoas em algumas regiões do país e nesta tarde desta terça-feira (31) um mototaxista de Paragominas foi vítima de uma dessas linhas com cerol.
O fato ocorreu entre os bairros Cidade Nova e Jardim Bela Vista.
O mototaxista percebeu a linha a tempo de tentar abaixar a cabeça e evitar que a linha chegasse ao pescoço, mas teve uma lesão significativa no rosto.
De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, o uso do cerol é considerado crime penal capitulado nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais. Em caso do uso do cerol por crianças ou adolescentes, estes podem ser apreendidos e encaminhados às autoridades competentes. Já o adulto que fizer uso do cerol será conduzido, junto ao material, até a autoridade judiciária, podendo até mesmo ser preso.
Uma das formas de tentar evitar esse tipo de acidente, o Corpo de Bombeiros recomenda que as motos sejam equipadas com antenas anti linhas.
Por Célia Santos – Jornalista DRT 2988 PA