ParagominasVida e Saúde

Saúde – O impacto físico e social do Traumatismo Raquimedular

03 de dezembro é o Dia Mundial das Pessoas com Deficiência. A data é lembrada desde o ano de 1992, quando foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Reprodução

Uma das lesões que têm deixado sequelas e elevado o número de pessoas com deficiências é o Traumatismo Raquimedular (TRM) que lesiona a medula vertebral.

Mais de um bilhão de pessoas convivem com algum tipo de deficiência, segundo a ONU. Segundo o último senso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), 6,2% da população brasileira têm algum tipo de deficiência.

É complicado quando um adulto, na sua fase mais produtiva da vida, é vitimado por um acidente de motocicleta ou automobilístico, associado com a imprudência no trânsito, ficando com graves sequelas. Dentre elas as causadas pelo TRM (Traumatismo Raquimedular).

O fator triste disso, são os problemas físicos, sociais, financeiros e psicológicos decorrentes do TRM. Alguns deles são as paraplegias e as tetraplegias, que irão causar perdas e dificuldades extremas, impedindo que a pessoa acometida tenha a ampla liberdade de realizar desde o mais simples e coordenado movimento, até o mais complexo e refinado gesto corporal. É preciso repensar certas atitudes no trânsito para que se diminua a incidência destas lesões e consequentemente possamos ser livres em nossos movimentos. Falou o fisioterapeuta Diosé Lira.

Deixe um comentário