Segurança pública em Paragominas – Conheça as medidas anunciadas pelo Governador em visita á cidade
Sensação de insegurança tem pairado sobre o município de Paragominas nos últimos dias com roubos e furtos de veículos, assaltos a comércios, assassinatos…
O desconforto da sociedade paragominense chegou ao Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, que se deslocou até a cidade no domingo (19). Junto com ele, o Delegado Geral de Polícia Civil – Alberto Barros, o Comandante Geral de Polícia Militar – Coronel Dilson Júnior e o Secretário de Segurança Pública do Estado – Ualame Machado.
Primeiro o Governador e sua comitiva se reuniram a portas fechadas com autoridades locais como o Prefeito de Paragominas – Paulo Tocantins, o Juiz Criminal – David Albano, o Defensor Público – Diogo Eluan, o Superintendente de Polícia Civil – Cristiano Marcelo, o Comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar de Paragominas – Tenente Coronel Glauco Coimbra, a Vice Prefeita – Mozimeire Costa, a Diretora da 13ª Seccional Urbana de Polícia Civil – Delegada Mahenalwa Furtado e o Delegado Saulo Rezende.
Após a reunião o Governador anunciou:
“Nós, em face de não estarmos satisfeitos (de maneira alguma) com esse ambiente… no dia de hoje (19) está chegando a Paragominas, nas próximas horas, quatro viaturas do Comando de Missões Especiais da Polícia Militar do Estado, com equipe do Batalhão de Operações Especiais – do BOPE, da ROTAM, do Choque e também com a estrutura de policiamento do canil para reforçar as nove viaturas que já atuam na cidade“.
Helder Barbalho afirmou que os indivíduos que tem praticado a maior parte desses crimes foram devidamente identificados e que a polícia fará operação de saturação para localizar e prender os marginais.
“Temos uma missão pela frente absolutamente enorme. E nós continuaremos trabalhando, nos reinventando e investindo em pessoal e investindo em inteligência, com mais presença de polícia para garantir a paz em todo o Estado“. Concluiu o Governador.
Conforme publicado no site Célia Santos, o Governador informou também a mudança no CPR VI (Comando de Policiamento Regional VI) que será comandado pela Coronel Adriana Lúcia, anteriormente atuando no CPR XIII. Ela terá como sub comandante o Tenente Coronel Glauco Coimbra que passa o comando do 19º Batalhão de Polícia Militar para o Tenente Coronel Denis Gonçalves.
A Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, localizada no centro da cidade de Paragominas foi escolhida para a implantação da Escola Cívico Militar ainda para o ano letivo de 2020, em parceria do Governo do Estado com o Governo Federal.
O Delegado geral da Polícia Civil, Alberto Barros, disse:
“A força tarefa foi montada para realizar as investigações e tão logo estejamos com os mandados judiciais e as medidas cautelares que foram pleiteadas, faremos uma grande operação com o escopo de fazer a prisão dos indivíduos“.