Desempenho da Indústria anima empresários nortistas no começo de 2020
A tendência de aumento observada desde outubro do ano passado é reforçada com os dados de janeiro
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) da região Norte alcançou 65,0 pontos em janeiro de 2020. A tendência de aumento no otimismo, observada desde outubro do ano passado, é reforçada com os dados de janeiro. O índice se encontra em dos seus patamares mais elevados desde julho de 2010 (65,9). O resultado só não é maior que, justamente, o de janeiro do ano passado, 65,6 pontos, quando alcançou o ponto mais alto do otimismo no último período pós-eleitoral.
Em todo o País, o ICEI ficou em 65,3 pontos, sendo um ponto percentual (p.p.) acima do resultado de dezembro último (64,3) e 0,6 ponto superior ao de janeiro de 2019 (64,7). Esse é o maior nível desde junho de 2010, mostrando que a percepção de melhora da situação corrente é significativa e disseminada entre os empresários. Dentre as regiões, o Sul (67,2) e o Norte puxaram as melhores pontuações. “É importante observar que a confiança elevada se baseia não somente nas expectativas para os próximos seis meses, como também no sentimento de melhora da situação econômica corrente”, avalia a CNI.O Índice de Condições Atuais, que registra a percepção de melhora na economia em relação aos últimos seis meses, registrou na região Norte nova alta, alcançando 59,8 pontos, e continua em seu maior nível desde abril de 2010 (60,2), mostrando que a percepção de melhora da situação corrente é significativa e disseminada entre os empresários. O índice chega a ser superior a marca nacional nessa análise (59,0). Já o índice de expectativa da região chegou a 67,6 pontos, melhor resultado deste fevereiro do ano passado (68,5). “A confiança elevada dá impulso à produção e ao investimento, sobretudo quando baseada não só em expectativas, mas também na percepção de melhora dos negócios”, analisa o estudo.
Conforme a CNI, a confiança de empresários de todos os portes industriais aumentou, tanto na comparação com dezembro de 2019 quanto na comparação com janeiro de 2019. Como no caso da indústria como um todo, na comparação com janeiro de 2019 verificam-se aumentos significativos dos índices de Condições Atuais dos portes e queda dos índices de Expectativas na mesma comparação. Com relação aos setores da indústria, a indústria extrativa registrou queda na confiança no mês, tanto na comparação mensal quanto na anual. Apesar disso, o ICEI para todos os setores permanece em patamar superior a 60 pontos.
(O Liberal)