Enchentes: Prefeitura de Paragominas emite nota
A Prefeitura de Paragominas vem a público atualizar as informações acerca das fortes chuvas ocorridas no município desde o dia 01 de março. Dados meteorológicos apontam um índice pluviométrico de aproximadamente 400 mm nos últimos 4 dias. Índice este previsto para todo o mês de março.
O nível do Rio Uraim ultrapassou o limite máximo de 5 metros da régua de medição, localizada na captação de água da Sanepar (Agência de Saneamento de Paragominas) chegando a atingir o maior nível já registrado.
Ainda nesta madrugada (04) a água invadiu as salas de painéis elétricos da ETA (Estação de tratamento de água) gerando uma pane e interrompendo totalmente o seu funcionamento. Como consequência parte da cidade ficou desabastecida nas primeiras horas do dia. O problema já foi solucionado e aos poucos o abastecimento está voltando a sua normalidade. Em outro ponto, a adutora que abastece parte das Promissões e Guanabara foi levada pela força das águas da chuva. Equipes da Sanepar solucionaram o problema de forma provisória e trabalham na reconstrução do equipamento.
Alguns pontos ainda estão com trânsito interrompido temporariamente, aguardando o nível da água baixar para liberação da via, ou por tempo indeterminado por conta do rompimento ou perigo de ruptura de pontes. Informações oficiais acerca do trânsito estão sendo atualizadas a todo momento nas páginas oficiais da prefeitura de Paragominas, através do Facebook e Instagram.
Não houve o rompimento de nenhuma barragem. A prefeitura, através da secretaria de meio ambiente, ainda em 2019 e início de 2020, determinou o esvaziamento e vistoriou todas as barragens próximas ao município e constatou que não há perigo algum de ruptura.
Técnicos estão analisando os pontos alagados e os danos causados. A avaliação preliminar é que todos os locais que sofreram inundações são resultado de uma chuva intensa como nunca havia sido registrada em Paragominas. O índice extrapola toda a capacidade de escoamento dos rios. Além disso, o rio Uraim recebeu uma sobrecarga de água de uma outra bacia hidrográfica localizada próximo ao município e contribuiu para o extravasamento e inundação das planícies próximas aos igarapés localizados na região urbana.
A prefeitura de Paragominas decretou estado de emergência, o que significa receber mais rapidamente apoio de órgãos federais e estaduais, além de possibilitar compra mantimentos e contratar serviços com menos burocracia de acordo com a necessidade imediata.
Todas as secretarias municipais, defesa civil municipal, corpo de bombeiros, polícia militar e outros órgãos públicos, além de voluntários, estão nas ruas fazendo a relocação das famílias que estão com suas casas alagadas e abrigando-as em locais seguros de familiares ou pontos públicos de apoio. Até o momento, 03 famílias estão em abrigos municipais e outras 15 foram realocadas para casas de parentes ou amigos.
A previsão do InMet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de chuva forte para os próximos dias. Portanto, até que a situação se normalize, a orientação é que famílias que moram próximas ao leito dos rios Paragominas e Uraim, além das valas hidráulicas (locais por onde as águas da chuva percorrem) procurem se abrigar em locais seguros.
O número de telefone da defesa civil está disponível 24h para casos de emergências, retirada de pertences e todo tipo de auxílio necessário para garantir a segurança dos atingidos. (91) 99114-7545.
(Nota oficial atualizada em 04/03/2020, às 16h. – ASCOM PMP)