Nota de esclarecimento da Prefeitura de Paragominas
A Prefeitura de Paragominas vem a público esclarecer alguns fatos sobre um vídeo que está circulando em redes sociais. As imagens mostram pessoas em um bar infringindo as determinações impostas em decretos vigentes que tratam sobre o enfrentamento à Covid-19.
A situação mostrada no vídeo aparentemente acontece em um bar onde a primeira vítima fatal da Covid-19 em Paragominas era proprietário. Segundo relatos, as imagens foram gravadas no mesmo final de semana em que a vítima apresentou sintomas e testou positivo para coronavírus. Dias depois, evoluiu a óbito.
Um dos participantes do vídeo deu entrada na Upa24h, na quinta-feira (23), com sintomas característicos da Covid-19. O paciente foi internado de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde e devido ao quadro de sintomas, realizou o teste rápido. O resultado foi positivo. O paciente aguarda leito em um hospital de referência para tratamento da Covid-19. A transferência, neste caso, precisa ser feita pelo departamento de regulação estadual.
Outra informação importante a ser esclarecida sobre este fato se trata de uma foto que também circula em redes socais. Na imagem aparecem possíveis participantes do vídeo em frente a Upa24h e um áudio onde um deles afirma que todos foram testados e negativados para o coronavírus.
Funcionários da Upa24h relatam que apenas um deles entrou e passou pela triagem. Foi constatado que o paciente não apresentava nenhum sintoma sequer característico para atendimento na unidade que trata de casos de urgência e emergência.
O paciente foi orientado a se manter em isolamento domiciliar, já que ele alega ter tido contato com a vítima fatal. Segundo o protocolo do MS, pacientes assintomáticos ou com sintomas leves devem se manter em isolamento domiciliar por 14 dias. Apenas casos médios e graves devem ser atendidos e testados.
Os outros que aparecem na foto não entraram na Upa e portanto, não foram testados.
Além disso, é necessário esclarecer que Paragominas recebeu, por enquanto, apenas 300 testes rápidos doados pela Vara Criminal do município. Estes primeiros testes são para profissionais da saúde, segurança e familiares que residem na mesma casa e que apresentem sintomas de Covid-19. A decisão de ser testar apenas estes profissionais é por estarem na linha de frente ao combate e serem serviços essenciais. Em alguns casos urgentes, os testes estão sendo usados na população para que o diagnóstico possa ser feito o mais rápido possível.
A Prefeitura informa que está unindo esforços com os poderes judiciário e legislativo, sindicatos, órgãos fiscalizadores como, polícia civil e militar, no combate à pandemia em Paragominas e para a aquisição de materiais e equipamentos. Mas pede colaboração da população em geral para que eventos como o mostrado no vídeo não aconteçam.
O número de profissionais da saúde e segurança está reduzido devido ao afastamento de colaboradores do grupo de risco ou com sintomas gripais.
A responsabilidade do isolamento social também deve ser de cada cidadão para sua própria segurança. Campanhas educativas e informativas nos mostram a todo momento como devemos nos proteger.
A disseminação de fakenews tem atrapalhado o trabalho de agentes envolvidos, causado constrangimento em vítimas e seus familiares, pânico na população, além de ser crime. Então antes de repassar algo, verifique a informação em uma fonte confiável.
E para finalizar, a prefeitura reafirma seu compromisso com a população de que todos os esforços e medidas estão sendo realizados para o enfrentamento desse inimigo que está afetando drasticamente o mundo todo.
(ASCOM PMP)