Investimento em infraestrutura ampliaria escoamento no porto de Vila do Conde, em Barcarena (Divulga\u00e7\u00e3o \/ Ag\u00eancia Par\u00e1)<\/figcaption><\/figure>\nApesar de ser atravessado por grandes rios, ba\u00edas e igarap\u00e9s, o Estado do Par\u00e1, seguindo a l\u00f3gica pensada para o desenvolvimento nacional, priorizou ao longo de sua hist\u00f3ria as rodovias para transportar mercadorias e pessoas. Nesta quinta-feira, 21, no audit\u00f3rio do pr\u00e9dio da Associa\u00e7\u00e3o Comercial do Par\u00e1 (ACP), na avenida Presidente Vargas, um grupo de especialistas e interessados em infraestrutura hidrovi\u00e1ria participar\u00e1 do Semin\u00e1rio Internacional de Log\u00edstica, de 14h30 \u00e0s 20h. A programa\u00e7\u00e3o \u00e9 promovida pelas c\u00e2maras de Log\u00edstica e de Responsabilidade Socioambiental e Economia circular da ACP, com apoio da Universidade Corporativa da mesma Associa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
O coordenador do evento, Ricardo Medina, que \u00e9 tamb\u00e9m gerente de Planejamento de Mercado da Companhia Docas do Par\u00e1, explica que o objetivo do semin\u00e1rio \u00e9 fomentar o desenvolvimento da regi\u00e3o amaz\u00f4nica a partir da diferentes \u00e1reas econ\u00f4micas que podem ser estimuladas a partir da melhora da log\u00edstica hidrovi\u00e1ria. \u201cA quest\u00e3o log\u00edstica pode alavancar a economia do Par\u00e1, pois n\u00e3o devemos centrar tudo apenas na riqueza ambiental e biol\u00f3gica. Com a constru\u00e7\u00e3o de hidrovias e o desenvolvimento do setor portu\u00e1rio estamos falando tamb\u00e9m de cria\u00e7\u00e3o de novas tecnologias, de qualifica\u00e7\u00e3o profissional e de desenvolvimento cient\u00edfico. Queremos que a sociedade paraense desperte e discuta o tema\u201d, anuncia.<\/p>\n
Para Medina, os estados do Norte vivem atualmente uma oportunidade importante de construir um corredor hidrovi\u00e1rio que cumpra o papel de amplia\u00e7\u00e3o do canal do Panam\u00e1 e leve os produtos do agroneg\u00f3cio, principalmente a soja e o milho de munic\u00edpios como Paragominas, em dire\u00e7\u00e3o a pa\u00edses da \u00c1sia e aos Estados Unidos. \u201cTemos vantagem em rela\u00e7\u00e3o aos estados do sudeste por conta da dist\u00e2ncia, que torna o nosso frete mais barato. Est\u00e1 na hora de nos tornamos, de fato, a op\u00e7\u00e3o mais vi\u00e1vel, j\u00e1 que os portos de Santos, em S\u00e3o Paulo, e de Paranagu\u00e1, no Paran\u00e1, est\u00e3o sobrecarregados. Exportamos hoje cerca de 10 milh\u00f5es de toneladas de gr\u00e3os, mas as nossas proje\u00e7\u00f5es \u00e9 que podemos chegar a 45 milh\u00f5es em cinco anos\u201d, afirma.<\/p>\n
A palestra de abertura do evento ser\u00e1 ministrada pelo professor chileno Juan Miguel Sanchez Ramos, que discutir\u00e1 os desafios da log\u00edstica portu\u00e1ria na Am\u00e9rica Latina, com o objetivo de trazer as experi\u00eancias de outros pa\u00edses. J\u00e1 o professor Hito Braga, da Universidade Federal do Par\u00e1 (UFPA), refer\u00eancia cient\u00edfica quando o assunto s\u00e3o as hidrovias, falar\u00e1 sobre a import\u00e2ncia e as particularidades de garantir m\u00e3o-de-obra qualificada para a \u00e1rea no Par\u00e1.<\/p>\n
Tamb\u00e9m fazem parte da equipe de palestrantes a administradora Renata Quemel Pires, que falar\u00e1 sobre sustentabilidade ambiental nos portos; o coordenador Ricardo Medina, que tratar\u00e1 da moderniza\u00e7\u00e3o da gest\u00e3o portu\u00e1ria, al\u00e9m do capit\u00e3o Pl\u00ednio Brayner e do representante do Sindicato das Empresas de Navega\u00e7\u00e3o Fluvial e Lacustre e das Ag\u00eancias de Navega\u00e7\u00e3o no Estado do Par\u00e1 (Sindarpa), comandante Alexandre de Melo Ara\u00fajo.<\/p>\n
Por:Ab\u00edlio Dantas para O Liberal<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
A programa\u00e7\u00e3o vai de 14h30 at\u00e9 as 20h na Associa\u00e7\u00e3o Comercial do Par\u00e1 Apesar de ser atravessado por grandes rios,<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":5952,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[7,1413],"tags":[1916,1917,49,1915],"class_list":["post-5951","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-noticias","category-para","tag-hidroviario","tag-logistica","tag-para","tag-portos"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.noticiasdiarias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5951","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.noticiasdiarias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.noticiasdiarias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.noticiasdiarias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.noticiasdiarias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=5951"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/www.noticiasdiarias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5951\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":5953,"href":"https:\/\/www.noticiasdiarias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/5951\/revisions\/5953"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.noticiasdiarias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/5952"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.noticiasdiarias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=5951"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.noticiasdiarias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=5951"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.noticiasdiarias.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=5951"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}